SESI Museu de Artes e Ofícios contará com programação educativa sobre os universos do trabalho e da criatividade no Brasil

Durante os dias 22 e 26/08, a capital mineira irá respirar criatividade. A MAX 2017, Minas Gerais Audiovisual Expo, irá ocupar, com uma programação gratuita, diversos espaços do circuito cultural da Praça Rui Barbosa, mais conhecida como a Praça da Estação, e arredores.

O local marca o início da construção da capital mineira e reúne diversas edificações históricas em estilo neoclássico, que irão abrigar os debates sobre a moderna indústria do audiovisual.

O SESI Museu de Artes e Ofícios, conta com uma programação educativa, com oficinas e exposição, vai promover o diálogo entre o acervo sobre o universo do trabalho no Brasil e a arte de produzir animações.

Na Serraria Souza Pinto, serão realizados 50 painéis de capacitação e centenas de encontros de negócios entre produtores, distribuidores e canais de cinema e televisão.

E na praça, ao ar livre, acontece a Mostra Clássicos na Praça, com exibição de títulos históricos do cinema mundial e obras de premiados cineastas mineiros.

“Ofícios da Animação”

Durante os cinco dias de realização da MAX, animadores convidados vão produzir ao vivo, em um estúdio montado dentro do Museu de Artes e Ofícios, trechos de animações em diferentes técnicas. O público terá a oportunidade de conhecer o processo de criação artesanal que transforma horas de trabalho em apenas alguns segundos nas telas de cinema.

Com a curadoria de Daniel Herthel e Letícia Weiduschadt, a exposição “Ofícios da Animação” traz, além da oportunidade de conversar com os artistas sobre o trabalho, um cenário montado como um gabinete de curiosidades, em que peças belas, ferramentas curiosas e máquinas óticas revelam um pouco dessa arte, que completa 100 anos no Brasil.

PROGRAMAÇÃO:

  • 22/08 – Daniel Herthel (MG) 9h – 12h / 14h – 19h
  • 23/08 – Pedro Peluso (SC) 9h – 12h / 14h – 19h
  • 24/08 – Marão (RJ) 16h – 19h
  • 25/08 – Giuliana Danza (MG) 9h – 12h / 14h – 19h
  • 26/08 – Diego Akel (CE) 9h – 12h / 14h – 17h

 

Exposição “Um Atrapalho no Trabalho (apud Paulo Leminski)”

Uma outra exposição, com programação até novembro, vai promover o diálogo entre as peças que compõem o Museu de Artes e Ofícios e a produção de imagens na arte contemporânea.

Com curadoria de Rodrigo Moura, a exposição “Um atrapalho no trabalho (apud Paulo Leminski)”irá convidar diversos artistas que irão apresentar suas obras em vídeo. A cada 15 dias, novas obras serão incorporadas à exposição, com a realização de encontros entre o público, o curador e o artista.

Cao Guimarães

A exposição será inaugurada com um trabalho inédito do cineasta e artista plástico Cao Guimarães. Mineiro de Belo Horizonte, Cao é premiado em festivais de cinema nacionais e internacionais e tem obras em coleções de importantes museus do mundo.

Sua obra, que será lançada na MAX, faz parte da série “Gambiarras”. As engenhocas, registradas por Cao desde 2000, expõem a criatividade popular na busca por soluções para realizar atividades cotidianas e de trabalho.

O artista irá conversar com o público, na abertura da MAX, no dia 22 de agosto, às 17:00 horas, no Museu de Artes e Ofícios.

MAX – Minas Gerais Audiovisual Expo

Realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) e pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Sistema FIEMG), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi MG), a MAX teve sua primeira edição realizada em 2016 e já na sua estreia se tornou referência para o mercado de mídia e entretenimento do país, recebendo um público de 10 mil pessoas e promovendo 450 encontros entre produtores, canais e distribuidoras.

MAX 2017 tem como tema a Indústria Audiovisual 360 e ampliou sua programação para contemplar todos os segmentos que compõem o setor, abrangendo, além da produção de conteúdo para cinema, televisão e internet, também games, música, comunicação e artes gráficas. A programação completa está disponível em www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br.

Baixe o Catálogo MAX com toda a programação:

http://www7.fiemg.com.br/Cms_Data/Contents/central/Media/SESI/2017/CULTURA/MAO/Catalogo-MAX.pdf

Comentarios

Comentarios