Canal Exclusive
Revista Online

Mitos e verdades sobre o Botox

por Redação | publicado em sábado, 21 de abril de 2018


Se ao olhar no espelho ou em uma fotografia ou, até mesmo, ao se maquiar é possível notar o aparecimento de rugas, um dos principais tratamentos indicados é a toxina botulínica. Especialista esclarece principais dúvidas

A busca pela aparência perfeita está cada dia mais incessante. Caminhando no mesmo compasso ou até mesmo mais rápida, a ciência tem progredido, consideravelmente, em relação aos procedimentos e tratamentos estéticos. Ao passo em que a estética avança, dúvidas e mitos também vão surgindo. Um dos procedimentos mais procurados e julgados é a aplicação da toxina botulínica.

De acordo com dados divulgados no Censo 2016, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a toxina botulínica é o segundo tratamento não-cirúrgico mais procurado, perdendo apenas para o preenchimento. O tratamento é realizado através de aplicações em músculos específicos, que causam o relaxamento da musculatura de determinada região. Para a dermatologista Teresa Noviello é importante estarmos atentos acerca da utilização da toxina botulínica (Botox), pois o número de usuários adeptos vem crescendo e por isso informações devem ser esclarecidas.

“É natural que surjam dúvidas. Primeiramente, o principal ponto que o paciente deve observar é a formação do profissional médico. É de suma importância que o mesmo seja especialista na área e capacitado”, diz Teresa. A profissional selecionou alguns pontos para esclarecer e desmistificar o uso do Botox.

• O efeito é imediato – MITO

Teresa explica que é preciso aguardar de 24 a 48 horas: “É preciso esperar dois ou três dias para que os resultados apareçam. Estudos mostram que os efeitos máximos são atingidos em duas semanas”.

• A aplicação só pode ser feita a partir dos 30 anos – MITO

“Não há uma idade mínima para aplicação. O mais importante é sempre ter uma avaliação correta do especialista e a indicação apropriada para o procedimento ”, pondera a dermatologista.

• É possível prevenir rugas usando Botox – VERDADE

Teresa esclarece que as aplicações em pacientes jovens ajudam a evitar lesões profundas na derme – que causam a ruga – pois agem nos músculos que se movem excessivamente. “Há alguns músculos que se movem mais. Esse excesso de movimentações marca a pele profundamente e gera a ruga. Ao aplicar Botox nessas áreas, mesmo que possuam apenas marcas suaves, os músculos deixam de fazer esses movimentos”.

• Botox não é indicado apenas para corrigir rugas – VERDADE

De acordo com a profissional, o Botox é recomendado também para estrabismo, hiperidrose axilar e palmar (suor excessivo), sorriso gengival, bruxismo, distonias e espasticidade, entre outras alterações.

• A aplicação é dolorosa – MITO

“Não, praticamente indolor e normalmente feita com agulhas bem finas (tipo de insulina)”, assegura Teresa. Mas, segundo ela, em caso de pacientes mais sensíveis , pode ser utilizado um anestésico tópico local .

• Existem áreas no rosto em que o produto é mais eficiente – Mito

A dermatologista esclarece que o que há é a utilização correta da toxina por profissionais médicos qualificados. Ou seja, conhecimento da técnica de aplicação, no local e no músculo exato e a dose ideal, para que tenha o resultado eficaz e satisfatório.

Teresa Noviello – CRM 36821

Dermatologista, Teresa Noviello é graduada em medicina pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, realizou residência em Clínica Médica pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG e em Dermatologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD e Regional MG .

Com ampla experiência em dermatologia clínica e oncologia dermatológica, Teresa se destaca na área de dermatologia estética, com os procedimentos de aplicação de toxina botulínica (Botox), preenchimentos e laser de última geração. É especialista na técnica MD Codes, processo de harmonização e reestruturação facial com ácido hialurônico, atenuação das rugas e sulcos e revitalização da pele. Atua também como Speaker, realizando palestras e workshops para profissionais médicos, dermatologista e cirurgiões plásticos em todo o país. Ela, também, dedica especial interesse por estudos, pesquisas e procedimentos relacionados ao processo rejuvenescimento facial.

Teresa prima por oferecer um serviço diferenciado e personalizado de avaliação completa e individualizada da face aos seus clientes antes de realizar qualquer procedimento. O trabalho da dermatologista é focado no tratamento global desde as camadas mais profundas de suporte até o refinamento de rugas em camadas mais superficiais da pele.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria