Canal Exclusive
Revista Online

Número de cirurgias íntimas aumenta no Brasil

por Redação | publicado em quarta, 16 de maio de 2018


Para especialista o descontentamento estético é o principal motivo pela procura do procedimento.

O Brasil é o líder mundial no número de procedimentos sobre labioplastia ou ninfoplastia (cirurgias plásticas na vagina), segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. De 2015 a 2016, o aumento das intervenções foi de 80%, passando de 12.870 para 23.155, de acordo com a última pesquisa divulgada.

De acordo com o médico cirurgião plástico Rodrigo Credidio, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a ninfoplastia trata-se da cirurgia plástica que reduz os pequenos lábios vaginais através da ressecção planejada de retalhos dos mesmos. “A grande parte das pacientes que procuram a cirurgia de redução dos pequenos lábios, tem como queixa principal o descontentamento estético que interfere na autoestima e até desempenho sexual. São mulheres de 15 a 65 anos com queixa estética, dor durante a relação ou mesmo ao caminhar”.

O médico ressalta, que as pacientes devem ficar muito atentas sobre a diferença entre os procedimentos. “Diferentemente da ninfectomia, que se trata da amputação completa dos pequenos lábios vaginais, com o objetivo de reduzi-lo, muitas vezes ele é chamado de ninfoplastia por médicos e até não médicos, que realizam esse procedimento”, disse.

Por isso, ele orienta que a paciente solicite ao médico que explique com detalhes sobre seu resultado para que não haja descontentamento e demais morbidades, como o ressecamento da mucosa vaginal gerada pela amputação dos pequenos lábios. “Para ter uma cirurgia com resultado estético e função satisfatória, sem sofrer nenhum tipo de mutilação, é de extrema importância buscar um profissional qualificado”, garantiu Credidio.

O especialista completa que o tempo médio de recuperação da paciente é de 15 a 20 dias. Após esse período é permitido a pratica de relações sexuais, normalmente.

Fonte: Rodrigo Credidio, médico cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). É diretor da Clínica Credidio, em Belo Horizonte (www.clinicacredidio.com.br).


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria