Canal Exclusive
Revista Online

Cozinhas Show são uma atração especial do Circuito Gastronômico da Pampulha

por Redação | publicado em terça, 25 de setembro de 2018


Oficina de gastronomia e exposição fotográfica também dão o tom cultural desta 9ª edição

O Circuito Gastronômico da Pampulha – edição 2018 – teve início em 10 de setembro e vai até o dia 28 de outubro, com muitas atrações especiais. Além da exposição fotográfica “A Gastronomia no Cerrado Mineiro”, a oficina do chef Edson Puiati “A Gastronomia em Minas” e os pratos especiais inspirados no Grande Sertão Veredas dos 17 restaurantes participantes, o grande destaque são as Cozinhas Show, com aulas de alguns dos mais renomados chefs da capital mineira.

O gramado do Mineirão recebe no sábado – dia 22 de setembro – duas Cozinhas Show, uma às 16h e a outra às 19h. O foco é ensinar e ao mesmo tempo valorizar um de nossos pontos turísticos mais icônicos. As inscrições poderão ser feitas no site do Circuito Gastronômico da Pampulha

http://www.circuitogastropampulha.com.br/. E no domingo, dia 23 de setembro, as Cozinhas Show serão no Iate Tênis Clube, às 10h e às 11h. Neste caso, as inscrições serão realizadas por ordem de chegada, no próprio local. Vale ressaltar que todas as aulas são gratuitas e os chefs à frente das Cozinhas Show são os participantes do Circuito. Eles vão mostrar as belezas dos ingredientes do Cerrado na culinária.

A exposição “A Gastronomia no Cerrado Mineiro” é um registro em fotos e vídeos da expedição gastronômica realizada no início de julho por um grupo de chefs e produtores participantes do Circuito. Ela circulará nas cidades de Belo Horizonte (até o dia 24/09), Confins (26/09 a 08/10), Vespasiano (10/10 a 21/10) e Lagoa Santa (23/10 a 28/10).O Circuito da Pampulha sempre elege uma temática para nortear todas as ações e o tema de 2018 - “Grande Sertão Veredas” –é o deste ano. Durante três dias, foram percorridos 600 quilômetros do Cerrado Mineiro que abrangem as cidades do percurso feito pelo escritor Guimarães Rosa para sua grande obra.

A oficina "A Gastronomia em Minas", ministrada pelo chef Edson Puiati, é direcionada a cozinheiros, chefs e pessoas interessadas em saber mais sobre este patrimônio imaterial do Estado. As datas já estão definidas. Dia 26 de setembro (quarta-feira), será em Confins, mais precisamente no Aeroporto Internacional, das 15 às 22 horas. No dia 10 de outubro (quarta-feira), será no Centro de Convenções Risoleta Neves, na cidade de Vespasiano, no mesmo horário e, no dia 23/10 (terça-feira), será em Lagoa Santa, na Escola Municipal Doutor Lund, também das 15h às 22h. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas através do site do Circuito.

Entre os temas a serem tratados, estão a importância dos modos de fazer e viverrelacionados à gastronomia, conta um pouco da história da comidamineira, incentiva a utilização dos temperos, hortaliças e produtoslocais e também busca despertar e promover a conscientização da importânciada nossa culinária.

Circuito Gastronômico da Pampulha

Esta é a 9ª edição do Circuito Gastronômico da Pampulha e apresenta uma extensa e saborosa programação gastronômica e cultural entre os dias 10 de setembro e 28 de outubro. O evento apresenta, além das atividades culturais já citadas, a oportunidade de poder experimentar os pratos inspirados no Cerrado Mineiro com preços promocionais e votar nos que mais se destacaram. Os restaurantes participantes são Amadís Bar e Restaurante, Anella Ristorante, Casa do Chef, Degraus - Espaço Jaraguá, Degraus - Espaço Gastroculinário, La Palma, Maria das Tranças, Olegário Pampulha, Paladino, Planeta Lúpulo, Quintal Pampulha, Soul Jazz Burguer, SushiNoto, Taberna Livorno, Tudo na Brasa, Único Pampulha e Xapuri.

Cada um deles apresenta duas opções diferentes de pratos para escolha, ambos inspirados no mundo de Guimarães Rosa e, ao pedir um prato, o do acompanhante é gratuito. Para isso, basta o participante retirar o voucher no site do Circuito ou ter em mãos o guia distribuído nos restaurantes. Entre as opções há iguarias preparadas com pimenta de macaco, buriti, castanha de baru, urucum, carne de sol, paçoca e muitos outros ingredientes especiais. Os clientes podem também votar em seus pratos favoritos e escolher os destaques do Circuito de 2018.

O Circuito Gastronômico da Pampulha nasceu em 2010 e tem o objetivo de divulgar os atrativos gastronômicos e culturais da Pampulha, principal cartão-postal da capital mineira. Além de contemplar as belezas naturais e arquitetônicas, o público usufrui de sabores únicos criados pelos restaurantes participantes do Circuito. A cada ano, um novo tema é proposto para que originais formatos e aromas sejam a fonte de inspiração para seus criadores e para o paladar do público. O Circuito também apoia o projeto “Somos Pampulha” com o intuito de promover ações de revitalização e preservação da Lagoa da Pampulha e incentivo à participação da população nos projetos socioambientais da região.

Circuito Gastronômico da Pampulha 2018

Data: 10 de setembro a 28 de outubro

Mais informações:http://www.circuitogastropampulha.com.br/


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria