Canal Exclusive
Revista Online

Décor Solidário chega ao quinto ano e realiza obra inédita

por Redação | publicado em terça, 19 de junho de 2018


Projeto que tem como objetivo revitalizar instituições beneficentes e se prepara para a edição 2018, que irá reformar a sede do Instituto Viva Down

Depois de já ter executado o projeto de reforma de quatro instituições, o Décor Solidário se prepara para a próxima empreitada com a segurança de um projeto que se consolidou e, a cada ano, atrai mais profissionais e parceiros interessados em se engajar na causa. A exemplo das edições anteriores, em 2018, a revitalização será realizada pelo grupo de arquitetos, designers de interiores e engenheiros que fazem parte do Décor Solidário e com o apoio de marcas, empresas e outros prestadores de serviço do segmento.

Este ano, porém, será marcado por um certo ineditismo. Além de ser a primeira casa destinada a Pessoas Com Deficiência (PCDs), será também a primeira vez que o Décor Solidário atua numa instituição que acaba de nascer. A escolhida foi o Instituto Viva Down, localizado no bairro Cidade Nova.

O instituto foi criado no dia 19 de dezembro de 2017, por um grupo de mães de PCDs que, anteriormente, faziam parte de uma outra instituição. Mesmo tendo conseguido uma casa para sede apenas em abril deste ano, o Instituto Viva Down já atende cerca de 60 famílias. “Esta quinta edição está sendo muito especial pra gente. Estamos muito orgulhosos dessa nossa trajetória de cinco anos. E não poderia ter um encontro mais feliz para celebrar esta data significativa do que nosso encontro com o Instituto Viva Down. Estamos, afinal, participando do nascimento do Instituto e criando a possibilidade dele poder acontecer. Inclusive, remanejamos a agenda do Décor Solidário deste ano para fazer acontecer o quanto antes, já que as crianças atendidas pelo Viva Down necessitam desse espaço”, sintetiza a designer de interiores Fabiana Visacro, que é coordenadora do Décor Solidário.

A partir da reforma realizada pelo projeto, a instituição poderá oferecer uma série de atividades, tais como: Oficinas culinárias, aulas de música, arte, expressão corporal, criatividade e maturamento dos PCDs. Haverá ainda aulas de cidadania, informática e os atendimentos necessários para o desenvolvimento dos PCDs enquanto bebês e crianças que precisam de fonoaudiólogas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A casa promoverá também atendimentos às famílias com psicólogos e uma advogada.

Se o momento é de celebração para os participantes do Décor Solidário, para a equipe do Viva Down não é diferente. “Sem a ajuda do Décor Solidário com certeza não teríamos condições de acolhimento ideal para nossos PCDs e suas famílias. A ajuda do projeto está sendo um verdadeiro pontapé inicial para que possamos ter a força necessária para alcançarmos nosso objetivo que é darmos uma SEGUNDA CASA para nossas crianças e adolescentes. Um local agradável onde possam, além de tudo, serem felizes e se sentirem incluídos”, encerra Iracema Machado Carmo, idealizadora e presidente do Instituto Viva Down.

HISTÓRICO

Em sua primeira edição, o DECOR SOLIDÁRIO repaginou os ambientes da Casa de Repouso LAR DAS IDOSAS SANTA TEREZA E SANTA TEREZINHA, localizada no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Em 2015, a instituição contemplada pelo projeto foi o TJ CRIANÇA ABRIGA, abrigo infantil localizado no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. No ano seguinte, foi a vez de o projeto dar cor e alegria aos ambientes do lar SEMPRE VIVA, um abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. No ano de 2017, o DECOR SOLIDÁRIO chegou consolidado à sua quarta edição e revitalizou a sede do grupo cultural MENINAS DE SINHÁ. Em 2018, após uma análise criteriosa, o Décor Solidário abraçou o INSTITUTO VIVA DOWN.

COMO AJUDAR?

O Décor Solidário somente ocorre devido à doação de materiais e produtos de diversas lojas do mercado de arquitetura e decoração, porém nem todas as necessidades são supridas. Atualmente, os materiais que o projeto precisa para acontecer são:

5 latas de massa corrida

5 latas de tinta epóxi para piso

5 latas de tinta epóxi para portas

1 lata de tinta lousa

5 latas tinta branco neve

4 ventiladores de teto

Grades de proteção

Marcenaria

Mobiliário

Tapete

Espelho

Acessórios banheiros

Assentos sanitários

Box para banheiro

Luminárias


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria