Canal Exclusive
Revista Online

Entre a pera e o queijo

por Redação | publicado em segunda, 27 de agosto de 2018


Na França, em um jantar formal, após o prato principal é servido o queijo e, depois do queijo, a sobremesa. Por isso, os franceses têm a seguinte expressão: "entre la poire et le fromage" (entre a pera e o queijo), que é exatamente a receita de sobremesa deliciosa, indicada pela Wine to You (W2U). A expressão data do século XVII - que significava "ao final da refeição", pois era um momento mais descontraído – e deu origem ao significado atual que é "entre duas situações".

Para harmonizar, a sugestão da W2U é de um vinho francês, do Sudoeste, muito perfumado e frutado, para realçar o contraste entre o gosto entre o doce da pera e o salgado do queijo. O sommelier da Wine to You indica o vinho francês Tarani 100% Malbec IGP Comté Toulousan 2016.

(Preparo: 30 minutos – Cozimento: 30 minutos - serve 4 pessoas)

Ingredientes:

4 peras

150 g de queijo roquefort

150 g de queijo tipo Filadélfia

50 g de uvas passas

80 g de nozes picadas

4 fatias de pão de mel

300 ml de porto vermelho

500 ml de vinho tinto seco

50 g de açúcar

Pimento do reino a gosto

Modo de Preparo:

Despeje o porto e o vinho em uma panela. Descasque as peras deixando-as inteiras e mantendo a cauda. Aqueça o porto e o vinho em ponto de fervura leve, mergulhe as peras, adicione as uvas passas e cozinhe por 20 minutos em fogo brando. Após este tempo, deixe as peras e uvas passas esfriarem no líquido.

Enquanto isso, refogue as nozes picadas em uma frigideira. Deixe esfriar. Grelhe as fatias de pão de mel e corte num formato de disco cada fatia.

Em uma tigela, com um garfo misture o Roquefort com Filadélfia, as passas escorridas e a pimenta do reino, adicione as nozes e continue misturando para obter um recheio homogêneo.

Retirar as peras do vinho. Leve à fervura o vinho para fazer uma "redução" acrescentando o açúcar até obter um ponto de calda (Fio Fino). Corte as peras a 1/3 da sua altura. Com a ajuda de uma colher pequena, esvazie-os sem perfurá-los, para eliminar o coração e as sementes.

Preencha as cavidades com o recheio de queijo, coloque os chapéus das peras em cima. Para dispor no prato de serviço, coloque um disco de pão de mel, a pera e despeje o caldo por cima. Arrume as peras recheadas com as fatias de pão de mel, polvilhe com o suco reduzido. Sirva à temperatura ambiente.

Harmonização:

O Tarani 100% Malbec IGP Comté Toulousan 2016, é um vinho de cor escura, com tons de roxo. No nariz, frutas pretas, mirtilo e amora preta com um toque leve de baunilha. Na boca é carnudo, com taninos suaves e um final doce. Sedutor e frutado. Este vinho é melhor apreciado na sua juventude e pode ser guardado 5 anos. É parceiro ideal de queijos tipo gouda, emmenthal, carnes brancas e vermelhas. É o que os franceses chamam de "vin de copains" (vinho de amigos), aquele é escolhido para compartilhar um papo entre colegas.

FICHA TÉCNICA:

Vinícola: Vinovalie

País: França
Região: Sudoeste
Tipo: Tinto
Variedade: 100% Malbec

Safra: 2016

Álcool: 12%

SOBRE A VINÍCOLA

A Vinovalie reúne quatro cooperativas de vinhos, produtores de diferentes terroirs e denominações do sudoeste da França, que se uniram em 2004 em cooperativas. São elas: Vignerons de Rabastens, Cave de Técou (Tarn), Cave de Fronton (Haute-Garonne), Côtes d'Olt (Lot) e Domaines e Châteaux, as quais fizeram das diversidades das suas denominações Gaillac, Fronton e Cahors a sua força.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria