Canal Exclusive
Revista Online

Hospital da Baleia completa 74 anos

por Redação | publicado em segunda, 02 de julho de 2018


Instituição comemora aniversário, dois anos de parceria com o EPA Supermercados e conquista do Selo Doar_*

Em 4 de julho, o Hospital da Baleia celebra seu 74º aniversário com orgulho por ser uma instituição filantrópica pautada no atendimento humanizado e na excelência dos serviços de saúde. Além da data, há outros dois motivos para comemorar: o sucesso das doações junto ao EPA Supermercados e o recebimento do Selo Doar, que atesta boas práticas de governança corporativa e de transparência na aplicação dos recursos.

Programa Doe Seu Troco
No dia do aniversário do Hospital, a parceria com o EPA Supermercados completa dois anos, em benefício de crianças e adolescentes com câncer. Por meio de um inovador projeto de captação de recursos – cujo diferencial foi a implantação da doação nos cartões de crédito e débito, além do dinheiro – os clientes do EPA já doaram mais de 8,4 milhões ao Baleia.

Todo o valor arrecadado é destinado à Oncologia Pediátrica. Neste período, foram feitos mais de 90 mil atendimentos infantis, incluindo 48.531 exames, 22.181 consultas, 12.403 internações, 3.244 cirurgias e 2.569 sessões de quimioterapia.

“Empresas que atuam de forma responsável têm um diferencial competitivo no mercado. O EPA entendeu nosso problema e se prontificou a criar uma solução para fomentar nossa captação. Somos muito gratos a esse Amigo do Baleia.”
Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente do Hospital da Baleia

“Em 2016, fomos conhecer a realidade do Baleia, queríamos ajudar e fazer algo diferente. Pensamos na doação via cartão porque tínhamos certeza de que alavancaria as doações. Nossa área técnica adaptou o sistema para esse fim. Deu certo e, hoje, temos muito orgulho em atuar como ponte entre o Hospital e os clientes que colaboram com doações de qualquer quantia para a Instituição.”
Roberto Gosende, diretor de Marketing do EPA Supermercados

Todo o processo é auditado pelo Ministério Público e por empresas independentes. As prestações de contas são divulgadas no site do Baleia e nas redes sociais.

Selo Doar
O Hospital da Baleia recebeu, no final de junho, o Selo Doar – padrão A, do Instituto Doar. Essa certificação atesta padrões de qualidade na gestão e transparência de organizações sociais. Essa importante conquista indica que a Instituição está no caminho certo em relação à governança corporativa e atribui credibilidade para novas parcerias e doações, sempre tendo como foco o bem-estar dos pacientes.
O Selo Doar é nacional, tem validade de um ano e aborda cinco campos:
* Causa e estratégia de atuação;
* Representação e responsabilidade;
* Organização e gestão institucional;
* Estratégia de financiamento;
* Transparência, prestação de contas e comunicação.

Hospital da Baleia

A Instituição é referência em Oncologia Pediátrica: por mês, são realizadas cerca de 200 consultas e 200 procedimentos terapêuticos (com foco no diagnóstico precoce). Entre os cânceres mais tratados estão Osteosarcomas, Ortopedia oncológica, Leucemias, Linfomas Hodgkin e não Hodgkin e tumores sólidos.

O Hospital também é referência em Oncologia Adulta, Ortopedia, Pediatria, Nefrologia, Cirurgia Geral e no tratamento de fissuras labiopalatais e deformidades craniofaciais.

Cerca de 85% dos atendimentos realizados são para pacientes do SUS vindos de mais de 80% dos municípios mineiros.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria