Canal Exclusive
Revista Online

Instituto Gil Nogueira inicia campanha para incentivar doações com abatimento no Imposto de Renda

por Redação | publicado em terça, 27 de março de 2018


Pessoas físicas e jurídicas podem destinar um percentual do valor devido do IR para programas sociais, como o projeto “Ler é Viver”, do Instituto Gil Nogueira

Contribuintes do Imposto de Renda, sejam pessoas físicas (PF) ou jurídicas (PJ), que fazem suas declarações no modelo completo, podem destinar parte do valor a pagar para projetos sociais, sendo limitado a 1% para PJ (se o regime de tributação for no lucro real) e 3% para PF. Não tendo custo adicional, a doação é realizada diretamente na declaração depois do lançamento dos rendimentos e abatimentos. O cálculo do valor a ser doado é automático e deduzido no imposto a pagar ou acrescido na restituição. Assim, em vez de ir para o Estado, o montante vai ajudar muitas pessoas.

Um dos projetos com o qual é possível colaborar por meio desse tipo de doação é o “Ler é Viver”, do Instituto Gil Nogueira, que tem como objetivo principal estimular o hábito da leitura das crianças, enfatizando a interpretação para desenvolver a capacidade oral e escrita e, assim, melhorar o desempenho geral do aluno. Em 12 anos de projeto, foram cerca de 55 mil crianças beneficiadas e mais de um milhão de livros lidos e interpretados.

Para a gerente-geral do Instituto Gil Nogueira, Carmen Lima, a doação via Imposto de Renda é uma forma de garantir o que é feito com parte do imposto pago pelo cidadão. “É importante que as pessoas tomem consciência dessa forma de doação, já que não há aumento do valor final para pagamento. Além disso, elas ficam cientes do que está sendo feito com o seu imposto”, declara.

Como fazer a doação

Para apoiar um projeto, basta preencher, na declaração do IR, todos os rendimentos e abatimentos, abrir o menu “Resumo da declaração”, clicar em “doações” diretamente na declaração (ECA) e, em seguida, no botão “novo”. O sistema vai informar o valor disponível para doação. Na sequência, repita o valor no campo destinado, escolha o fundo municipal (UF Minas Gerais e o município Belo Horizonte), clique em “ok” para gravar os dados. Vá em “menu – imprimir”, clique em “Darf – Doações Diretamente na Declaração ECA”; abrirá uma nova janela. Marque o documento, clique novamente em “imprimir”, depois em “ok”. A Darf é gerada no valor da doação e deve ser paga até o dia 30/04/2018. Depois, é preciso enviar a guia paga para o e-mail: ign@ign.org.br, que será encaminhada ao Fundo Municipal, para que a instituição faça o direcionamento do valor doado.

Veja a simulação passo a passo no link:

https://www.youtube.com/watch?

Sobre o Instituto Gil Nogueira

O Instituto Gil Nogueira é uma ONG qualificada pelo Ministério da Justiça como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Foi constituída, em 2006, com o objetivo de reduzir o analfabetismo funcional por meio da leitura, desenvolvendo ações junto à sociedade, como o projeto “Ler é Viver”, que já beneficiou mais de 50 mil crianças do ensino fundamental da rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais. Ao longo dos seus 11 anos, mais de 1 milhão de livros foram lidos e interpretados em 50 escolas.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria