Canal Exclusive
Revista Online

Mercado Cervejeiro abre suas portas no Jardim Canadá para todos os amantes da boa cerveja artesanal

por Redação | publicado em sexta, 15 de junho de 2018


Um espaço dedicado à valorização e apreciação das cervejas artesanais mineiras. Este é o objetivo do Mercado Cervejeiro, empreendimento que será inaugurado em julho no Jardim Canadá (Nova Lima). Diferentemente de outros locais, onde a gastronomia reina e as bebidas complementam os pratos, a ideia aqui é ser um ponto em que as cervejas predominem e sejam as estrelas e possam ser acompanhadas de alguns ótimos pratos de estabelecimentos renomados da capital mineira.

“São ao todo 1.500 metros quadrados com capacidade para 21 estandes, entre cervejarias e restaurantes e com capacidade de circulação de mil pessoas simultaneamente. O critério de escolha dos membros gastronômicos do Mercado foi a diversidade no cardápio e as possibilidades de harmonização com as cervejas artesanais. Selecionamos restaurantes que tivessem uma proposta de valor alinhada à culinária tradicional, seguindo a linha de tira gostos de boteco. Já o critério das cervejarias, foi por qualidade e reputação”, explica a empresária Fernanda Ribeiro Massote, idealizadora do projeto.

A idealizadora do Mercado Cervejeiro é a empresária Fernanda Ribeiro Massote, formada em Tecnologia em Gastronomia pela Estácio de Sá, Sommelier pela ABS Minas, com MBA em gestão de negócios pela UNA BH e já é proprietária de uma distribuidora de produtos para panificação. Uma das propostas do empreendimento é também fomentar cursos e eventos na área da gastronomia, com grande destaque em cerveja e panificação.

Entre as marcas já confirmadas no Mercado Cervejeiro encontram-se as cervejarias Krug Bier, Capa Preta, Koala, Falke Bier, Kud, Albanos e Prussia Bier e os restaurantes Vegan2Go, Pizza Sur, Black Burguer, Bem Bolado, Salumeria Central e Sorveteria Universal. As negociações estão para serem fechadas também com a Backer, StohlBerg e Bar do Doca e também está programada a realização de uma feira no entorno do Mercado com produtores da região, em parceria com a plataforma Fazendinha. O funcionamento é semelhante ao dos tradicionais mercados europeus - onde existe um caixa único com modelo de crédito em cartão próprio do Mercado Cervejeiro (ou aplicativo), além de espaço kids, segurança e conforto. A expectativa inicial de público é de 15 mil pessoas mensalmente.

O objetivo, segundo Fernanda, é oferecer uma variedade de cervejas artesanais em um ambiente simples e agradável, com cara de mercado e com preços justos e com uma programação cultural qualificada. “Queremos que o público tenha uma experiência de mercado com uma diversidade de produtos de qualidade (principalmente as cervejas artesanais), culinária simples e qualificada e ótimas atrações culturais para adultos e crianças”.

Nos primeiros meses de funcionamento, o Mercado Cervejeiro abrirá as portas de quinta a sábado, de 11h às 23h e aos domingos, das 11h às 18h. Estão previstas a criação de uma webrádio do mercado, oficinas de artes, espetáculos infantis, workshops sobre produção de cervejas, exposições de artes, shows musicais e teatrais.

O projeto arquitetônico é de Fabiano Monteiro de Barros, com foco em resgatar a ideia dos antigos mercados, que sempre fizeram parte dos grandes centros urbanos. O desenho convida as pessoas a entrar por um grande hall de acesso, com amplo espaço de convivência rodeado pelos estandes de comidas e bebidas. Uma das premissas do projeto é seu planejamento ecológico, ressaltando o uso de materiais e técnicas construtivas de baixo impacto ambiental e uso de técnicas sustentáveis.

Como exemplo, foi detalhadamente pensado o aproveitamento da luz natural. Parte do telhado do prédio foi projetado com telhas translúcidas para alcançar este objetivo e, usou-se também, parte dos cerca de 900m² do telhado para captação de água de chuva, que será armazenada em depósitos subterrâneos para uso nos sanitários e áreas de jardim do prédio.

“Esse foi um dos motivos para o uso do tijolo ecológico, que não leva a queima em seu processo de cura, produzindo menos emissão de gases de efeito estufa - GEE para a atmosfera, além de lembrar, através de sua textura marcante, das grandes construções do século passado, como, por exemplo, a antiga e restaurada fábrica da Heineken na Holanda.Foi também buscando reforçar a premissa da sustentabilidade que usamos algumas técnicas para o conforto térmico dos ocupantes como a ventilação cruzada, que força a entrada de ar frio através de janelas instaladas por quase toda extensão do prédio, e expulsa ar quente gerado naturalmente pelos lanternins localizados no telhado construído com telhas sanduíche”, destaca o arquiteto responsável.

Mercado Cervejeiro

Endereço: Avenida Montreal, 232, esquina com Rua Ontário – Jardim Canadá – Nova Lima

Horário de funcionamento: quinta a sábado, de 11h às 23h e aos domingos, das 11h às 18h

Formas de pagamento: dinheiro e principais bandeiras de cartões

Capacidade: 1000 pessoas

Telefone: (31) 3581-3187


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria