Canal Exclusive
Revista Online

Novo portal sobre samba mineiro já estar no ar!

por Redação | publicado em segunda, 25 de junho de 2018


Além de uma plataforma digital, projeto também conta com programa de rádio dedicado exclusivamente aos sambistas de Minas Gerais

Fotos: Alexandre Rezende

Como bons mineiros, “exportamos” Ari Barroso, Geraldo Pereira, Ataulfo Alves, Clara Nunes, Noca da Portela, Toninho Gerais e tantos outros talentos que ajudaram e até hoje contribuem para consolidar o samba como o principal gênero da cultura popular urbana brasileira.

Com o propósito de divulgar artistas e grupos mineiros de samba, valorizar a Velha Guarda e as novas gerações, além de reverenciar os que já viraram estrela, está no ar o Almanaque do Samba – A Casa do Samba em Minas Gerais (www.almanaquedosamba.com.br), um portal de informações e um programa de rádio sobre o gênero musical.

O Almanaque do Samba – A Casa do Samba de Minas Gerais é um projeto que conta com patrocínio da CEMIG, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA 2011/001/2017).

Nesta casa de vários cômodos e ambientes na internet, as pessoas terão a oportunidade de assistir a vídeos, acessar conteúdos exclusivos, acompanhar a agenda semanal e a localização das rodas de samba de Belo Horizonte e região. Além disso, conhecer a vida e obra de personagens que há décadas alimentam a cultura do samba: da passista ao dono do bar, do sambista à produtora de eventos, do ritmista ao segurança que controla a entrada nas rodas, da fã ao artista, por meio de reportagens especiais.

No outro canal de comunicação do projeto, entra no ar este mês o programa de rádio Almanaque do Samba – A Casa do Samba de Minas Gerais, em parceria com a Rádio Inconfidência AM (880 AM). Aos sábados, sempre às 21 horas, um time de bambas da rádio mineira, liderados pelos apresentadores Alexandre Rezende e Zu Moreira, apresenta o melhor da programação de samba de BH.

TEMAS ANUAIS A cada ano, o Almanaque vai homenagear uma figura ou acontecimento ligado ao samba de Minas Gerais. Em 2018, a obra em destaque será do sambista Geraldo Pereira, mineiro de Juiz de Fora, cujo centenário de nascimento foi em 23 de abril.

Idealizado pelo jornalista e grande conhecedor de samba, Zu Moreira, o Almanaque do Samba – A Casa do Samba de Minas Gerais é um projeto que conta com patrocínio da CEMIG, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA 2011/001/2017).

Não importa em que lado você samba. Queremos que você participe dessa roda! Prestigie e valorize os artistas de nossa terra. Estamos também nas redes sociais (Instagram/Facebook/Youtube). Seja bem-vindo (a)!


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria