Canal Exclusive
Revista Online

Respirar como cura: prática consciente garante benefícios para a saúde do corpo e alma

por Redação | publicado em sexta, 19 de outubro de 2018


Respirar! Um ato involuntário, inconsciente e vital e que pode ser ainda mais benéfico quando realizado conscientemente. A respiração consciente é aquela feita com percepção plena do ato de inspirar e expirar garante a terapeuta Maria Elizabeth Siqueira.

“A respiração consciente e adequada pelo treino pode tornar-se, gradualmente, natural e parte da vida da pessoa. Ela equilibra a capacidade operacional do sistema respiratório, aumenta a troca de gases, a produção de energia celular, promove harmonia, bem-estar e favorece a saúde. Um ganho rapidamente percebido refere-se à redução de ansiedade, maior capacidade de concentração, reflexão e contenção da impulsividade”, afirmou Beth Siqueira.

De acordo com a terapeuta, nossas emoções, o estresse, as doenças e o ambiente afetam a qualidade de nossa respiração. Algumas pessoas, segundo ela, relatam mal-estar, quando lhes é pedido para se observarem respirando. A ausência de consciência pode provocar hábitos respiratórios inadequados.

“Por exemplo em situações de ameaça física ou emocional, passamos a uma respiração rápida e superficial. Num primeiro momento este padrão alterado, poderá ser essencial para uma fuga ou enfrentamento da situação; mas passado o perigo ela deverá voltar ao normal. Porém, podemos desenvolver e manter este padrão defensivo em função de nossas experiências, história e mesmo de ameaças não objetivas. Esta é uma respiração que quando persiste aumenta a tensão geral do organismo, provoca bloqueios e contraturas musculares”, disse Beth.

Em Belo Horizonte, a Escola Dinâmica Energética do Psiquismo (DEP) tem reforçado amplamente a importância da respiração no processo evolutivo, na saúde e bem-estar do ser humano. A respiração é utilizada amplamente como ferramenta que favorece a transmutação, a transformação e a transcendência. “A respiração faz parte do processo educacional e terapêutico que a Escola propõe, por reconhecermos ser um recurso que mobiliza os vários campos vibracionais e níveis de informação os quais constituem a história do indivíduo. Nossa respiração é nosso principal recurso para aprofundamento e contato com nossa realidade interna e nossa energia de cura”, explicou Maria Elizabeth.

Dicas para serem realizadas no dia a dia

A respiração adequada poderá ser realizada e treinada em qualquer situação cotidiana. Um aspecto importante é enfatizar a expiração, que deverá ser sempre mais prolongada.

1º dica: Respirar suave, mas profundamente, dando uma pausa após a expiração e inspiração. Esta pausa deve ser sem esforço, sem forçar. Inspira, pausa e expira, pausa - não forçar. Mantendo a língua relaxada dentro da boca. Enfatizar a expiração.

Repetir três ou mais vezes, conforme a necessidade e a possibilidade do momento.

2º dica: Respiração Intercostal, propõe o foco nas costelas e abdômen. Você deverá conscientizar-se do movimento das costelas para fora, ampliando para o lado quando você inspira. Sentir o movimento para dentro quando você expira. Esta conscientização poderá ser facilitada com as mãos na lateral das costelas, enquanto você conduz o movimento para fora e para dentro, abrindo e fechando as costelas. Assim você estará apendendo a liberar o diafragma. Aqui também enfatize a expiração. Trata-se de uma respiração que poderá favorecer o autocuidado, a capacidade de sustentar-se em situações desafiadoras e o aumento da sensação de bem-estar.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria