Canal Exclusive
Revista Online

Sabores e experiências gastronômicas da culinária mineira serão apresentadas em roteiro pela capital e em Ouro Preto

por Redação | publicado em segunda, 24 de setembro de 2018


Roteiro Gastronômico Belo Horizonte e Ouro Preto, guiado pelo Chef Rusty Marcellini, desbrava a variedade gastronômica encontrada na região e proporciona experiências marcantes e diferenciadas; excursão começa no dia 10 de outubro e contempla visitas a diversos pontos turísticos

A diversidade de sabores da culinária típica de Minas Gerais, reconhecida em nível nacional e internacional, proporciona experiências gastronômicas marcantes e é uma das maiores manifestações culturais do estado. Para possibilitar a experimentação de parte dessa grande riqueza, o renomado ChefRusty Marcellini vai realizar, entre os dias 10 e 14 de outubro, em parceria com o hotel Ouro Minas, oRoteiro Gastronômico Belo Horizonte e Ouro Preto. O valor do pacote, por pessoa, em acomodação dupla sai a R$ 2.640 e em acomodação single por R$ 3.190. O pacote inclui estadias no hotel Ouro Minas, diária em hotel 4 estrelas em Ouro Preto, translado e as refeições em restaurantes de alta gastronomia. A excursão também inclui, por exemplo, visitas à produção de doces de São Bartolomeu (distrito de Ouro Preto) e ao Mercado Central, aulas degustação de queijos e azeites mineiros, tour guiado pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que é patrimônio cultural da humanidade, entre diversas outras atividades.

Ao longo do roteiro gastronômico, os participantes terão assessoria especial do chef Rusty Marcellini, é o que destaca a gerente de Marketing e Relacionamento do Ouro Minas, Monaline Alvarenga. “O Rusty é um pesquisador da gastronomia brasileira, especialmente mineira, e oferece aos viajantes achados gastronômicos, aqueles que só quem conhece bem o destino sabe onde encontrar. O melhor bolinho de bacalhau de uma cidade, onde se encontra o chopp mais gelado, a comida mais caseira, o doce mas saboroso. Enfim, as riquezas que os turistas levariam tempo para descobrir sozinhos. Ele facilita estas experiências gastronômicas únicas e o Ouro Minas enriquece essa experiência ao proporcionar a melhor hospedagem durante o roteiro”, enfatizou. O Ouro Minas oferece estrutura moderna, café da manhã completíssimo e variado com tradicionais quitutes mineiros, buffet com pães, frutas, bolos, sucos naturais e as deliciosas estações de crepes e omeletes preparados na hora. Para o descanso e divertimento dos turistas, o Ouro Minas ainda oferece Health Center 24 horas, com piscina térmica, sauna a vapor e seca, fitness center, sala de jogos e massoterapia, solarium com duchas e espreguiçadeiras.

Experiências diferenciadas em Ouro Preto e Itabirito

Na quarta-feira, dia 10 de outubro, primeiro dia do roteiro gastronômico, os participantes serão recepcionados no Hotel Ouro Minas e terão jantar de boas-vindas no Restaurante Quinto do Ouro. Já no dia 11, a excursão sai com destino a Itabirito, onde serão feitas visitas à mercearia Paraopeba, que é o ponto de venda mais famoso de Itabirito e de Minas Gerais. A mercearia existe desde 1894 e recebe visitantes de diversos estados brasileiros. É famosa por ainda praticar o escambo, ou seja, a troca de mercadorias por outras, sem usar dinheiro, mas apenas com fornecedores antigos. Outro ponto de visitação será a Fazenda Capri-Vita, que tem criação de cabras que produzem leite para a produção de queijos artesanais, como o frescal, boursin e laziza (tipo árabe). A hospedagem neste dia será em Ouro Preto e os participantes almoçarão no restaurante Chafariz e jantar no O Passo.

Feriado nacional com visitas à produção de doces e point gastronômico

Na sexta-feira, dia 12 de outubro e feriado nacional, as visitas começam em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, que mantém tradição na produção de goiabada e outros doces, feitos por pequenos artesãos. Um dos produtores mais conhecidos é o Edu Tijolo, cujo apelido existe porque os doces são vendidos em “tijolos”. A excursão segue para uma degustação de bolinhos de bacalhau no Bar do Nonô, ponto de encontro de moradores e turistas. O bar serve o famoso bolinho de bacalhau, criado pela mãe de Nonô, na década de 90, um petisco único que é procurado por todos que passam pelo distrito.

Um dos principais points gastronômicos de Nova Lima, o Mercado da Boca também está no roteiro gastronômico do dia. O local é considerado um dos primeiros food halls do Brasil. Um enorme galpão abriga diferentes tipos de segmentos, incluindo vinhos, cervejas artesanais, e também emporium, restaurante e lojas. De volta ao Ouro Minas, os participantes terão aula-degustação de queijos com o jornalista gastronômico Eduardo Tristão Girão e aula de azeites mineiros com a azeitóloga, estudiosa e degustadora de azeites Ana Beloto. O jantar será no Domenico Pizzeria & Trattoria, uma das melhores e mais tradicionais casas italianas do Brasil.

Mercado Central é um dos destaques da excursão

Seguindo a programação, no sábado, dia 13, a excursão vai à Casa Bonomi, uma das padarias mais tradicionais de Belo Horizonte. Um dos pontos altos da excursão é a visita ao Mercado Central de BH, centro de comércio com quase 90 anos de história e mais de 400 lojas, atrai todos os dias milhares de visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo e, em seus corredores, guarda grandes memórias e muitas histórias. O chef segue com o grupo para a Praça do Papa, onde se tem vista panorâmica de quase toda Belo Horizonte. O almoço será no Cabernet Butiquim, bar de vinhos que tem a proposta de um serviço bem descontraído. À tarde, os participantes terão tarde livre no Ouro Minas e poderão aproveitar todo o conforto da estadia no hotel. O jantar será com menu degustação no restaurante Glouton.

Programação encerra com feira e visita a Patrimônio Cultural da Humanidade

No encerramento do roteiro gastronômico, o participante irá visitar a Feira Hippie, maior feira de artesanato e variedades a céu aberto da América Latina. Depois, visitarão todo o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, reconhecido como patrimônio cultural de humanidade pela Unesco. O complexo modernista criado por Oscar Niemeyer foi construído na década de 40 e é composto pelo Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a Igreja São Francisco e o Iate Tênis Clube. O último almoço acontece no Restaurante Xapuri, reconhecido pela sua excelência na gastronomia mineira.

Conheça o Chef Rusty Marcellini

Rusty Marcellini é mineiro de Belo Horizonte e formado em cinema e em roteiro. Trabalhou como cozinheiro e consultor gastronômico em restaurantes de Belo Horizonte, São Paulo e Estados Unidos, antes de se dedicar à pesquisa gastronômica. É autor e fotógrafo da série de livros “Caminhos do Sabor” (Ed. Gutemberg), dos livros “Expedição Brasil Gastronômico – vl. 02 e vl. 03” (Ed. Melhoramentos) e “Das Tranças de Maria ao Maria das Tranças”. Foi o responsável pela pesquisa e consultor do livro “A Cozinha Caipira de Chico Bento” (Ed. Senac).

Na TV, foi o diretor e o apresentador do programa Trilhas do Sabor, exibido na Rede Minas de Televisão entre 2010 e 2013. Entre 2013 e 2016, foi o coordenador da Expedição Fartura Gastronomia, que percorreu inúmeros estados brasileiros em busca da descoberta de pessoas que colaboram para a cadeia produtiva gastronômica no país. Entre 2014 e 2016, foi o curador do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes e dos eventos Fartura Belo Horizonte, Fartura Fortaleza, Fartura Porto Alegre, e Fartura São Paulo.

Rusty organiza e realiza excursões gastronômicas pelo Brasil e pelo mundo. Entre os lugares visitados, destacam-se: no Brasil, São Paulo, Brasília e Pirenópolis; e no exterior, Portugal e Peru. Atualmente, é comentarista de gastronomia dos programas CBN Sabores (rádio CBN em rede nacional), CBN Sabores BH (rádio CBN em rede local), Encontro com Fátima Bernardes (TV Globo) e jurado do reality Cozinheiros em Ação (canal GNT).

SERVIÇO

Roteiro Gastronômico Belo Horizonte e Ouro Preto

Data: de 10 a 14 de outubro

Vagas limitadas

Mais informações: https://www.ourominas.com.br/roteiros-com-rusty-marcellini


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria