Canal Exclusive
Revista Online

Um viva para a decoração

por Redação | publicado em terça, 24 de julho de 2018



Projeto Décor Solidário entrega mais uma casa revitalizada. No ano de 2018, a instituição contemplada foi a Viva Down

Foto: Osvaldo Castro

O projeto Decor Solidário fez a entrega da quinta casa reformada pelos arquitetos e designers voluntários do grupo. Existente desde 2014, o projeto revitaliza anualmente uma instituição sem fins lucrativos e a contemplada deste ano foi a Viva Down.

A reforma abrangeu 18 ambientes, entre cozinhas, sala de informática, estúdio de dança, salas administrativas, jardim, entre outros. Com a criação de espaços especiais, a instituição, que atende cerca de 60 crianças e adolescentes com Síndrome de Down, poderá oferecer uma série de atividades, tais como: oficinas culinárias, aulas de música, arte, expressão corporal, criatividade e maturamento dos Pessoas com Deficiência (PCDs). Haverá ainda aulas cidadania, informática e os atendimentos necessários para o desenvolvimento dos PCDs enquanto bebês, crianças e adolescentes que precisam de fonoaudiólogas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Durante a inauguração da casa, arquitetos e designers apresentaram os novos ambientes para fornecedores e familiares de crianças atendidas pelo Viva Down. “Esta é a entrega de mais um sonho. Um sonho do nosso grupo. Um sonho da instituição contemplada. Queria muito agradecer aos nossos parceiros, que tornaram a realização do projeto possível. Somos muito gratos pela credibilidade que todos os envolvidos depositam em nós. O que torna o projeto Decor Solidário possível é isso: a vontade dos profissionais envolvidos e a confiança daqueles que nos apoiam”, comemorou a designer de interiores e coordenadora do Décor Solidário, Fabiana Visacro.

Se os participantes do Decor Solidário estavam plenos de motivos para comemorar, da parte do Viva Down não era diferente. “Eu tenho um filho com Síndrome de Down, então o Viva Down para mim é um projeto de vida. À frente do instituto estamos eu e mais 11 mães. Quando o Décor Solidário chegou até a gente, parecia um sonho. Seria impossível deixar essa casa do jeito que ela está trabalhando sozinhas. A partir de agora o Décor Solidário passa a fazer parte das famílias de todas nós. Só tenho a agradecer a cada um dos profissionais, todos estarão para sempre em nossos corações”, emocionou-se Iracema Machado Carmo, idealizadora e presidente do instituto.

Após a entrega da casa, o Viva Down já está funcionando. Enquanto isso, o Decor Solidário segue trabalhando para que, no próximo ano, outra instituição esteja comemorando sua reforma. Para viabilizar o projeto, uma série de eventos beneficentes é realizado. O próximo será um show promovido pela Anthonio Escola de Canto, no dia 1o de setembro.

Foto: Osvaldo Castro

Foto: Osvaldo Castro

Foto: Orlando Bento

Foto: Aline Resende


HISTÓRICO

Em sua primeira edição, o DECOR SOLIDÁRIO repaginou os ambientes da Casa de Repouso LAR DAS IDOSAS SANTA TEREZA E SANTA TEREZINHA, localizada no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte. Em 2015, a instituição contemplada pelo projeto foi o TJ CRIANÇA ABRIGA, abrigo infantil localizado no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. A exemplo da primeira edição, um grupo de profissionais revitalizou todos os ambientes da casa. No ano seguinte, foi a vez de o projeto dar cor e alegria aos ambientes do lar SEMPRE VIVA, um abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. No ano de 2017, o DECOR SOLIDÁRIO chegou consolidado à sua quarta edição e revitalizou a sede do grupo cultural MENINAS DE SINHÁ. Para celebrar o quinto ano de existência do projeto, o escolhido foi o INSTITUTO VIVA DOWN.


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria