Belo Horizonte, 01/03/2021

CCBB Educativo apresenta visita mediada on-line à exposição "Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau"

por redacao | publicado em segunda, 25 de janeiro de 2021



Foto: Paula Cruz/ Arquivo pessoal.

Iniciativa "Com a palavra" do CCBB educativo traz visita mediada com Paula Cruz do dia 30 de janeiro

Que tal conhecer mais de cem obras de Alphonse Mucha que integram uma exposição em outro estado do Brasil? O público poderá conferir uma visita mediada virtual à exposição "Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau". A iniciativa do CCBB Educativo permite que as galerias sejam vistas com mediação da designer Paula Cruz no projeto Com a Palavra, dia 30 de janeiro. O conteúdo fica disponível a partir das 10h, no site do CCBB Educativo. A participação é gratuita.

O Com a Palavra consiste em visitas mediadas realizadas por especialistas ou profissionais referência em temas diversos. Aborda cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte.

O que Mucha tem a ensinar sobre design gráfico? Absolutamente tudo. O começo do design gráfico como conhecemos atualmente deve muito aos trabalhos do pintor tcheco, e nesta visita analisaremos composição, cartaz, lettering e ilustração da obra de Mucha pelo olhar do design.

Paula Cruz é designer witch + ilustradora. É formada na graduação pela EBA/UFRJ e mestra em Design pela PUC-Rio, onde desenvolveu pesquisa sobre publicações híbridas e novas formas de leitura. Ela atravessou o Atlântico para estudar os mestres do design holandeses na Willem de Kooning Academie em Rotterdam, Holanda. Atualmente mora no Rio de Janeiro, é freelancer e atua como professora de design + ilustração no Crehana e na Miami Ad School desde 2019.

A profissional é criadora do Modernismo Funkeiro, projeto que une a irreverência do funk com a sobriedade do design modernista numa série de cartazes tipográficos. Já trabalhou para clientes como Google, Descomplica, Editora Morro Branco, O Globo e Youtube Brasil. É sócia-fundadora da Farpa, uma editora de publicações pontiagudas. Paralelamente ao trabalho e estudos, constrói projetos autorais que unem design, ilustração e pesquisa, tais como livros, cartazes e quadrinhos.

A exposição Alphonse Mucha: o legado da Art Nouveau reúne a maior coletânea do artista tcheco já exibida no Brasil. São mais de cem obras originais diversas que podem ser conferidas.

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.


Comentários