Belo Horizonte, 16/11/2019

CCMTC no Noturno nos Museus - Galeria de Arte e Centro de Memória estendem horário de funcionamento

por Redação | publicado em quarta, 18 de julho de 2018



Foto: Divulgação

O Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) integra, mais uma vez, a agenda do programa “Noturno nos Museus”, realizado pela quinta vez pela Fundação Municipal de Cultura. Na próxima sexta-feira, 20 de julho, o Centro de Memória e a Galeria de Arte do CCMTC estarão abertos ao público até 23h, com visitas guiadas às exposições “Minas Tênis clube: várias histórias” e “Nemer | Aquarelas recentes – Geometria residual”. A entrada é franca em ambos os espaços.

O Centro de Memória, que recebeu no primeiro semestre de 2018, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Registro de Museus e faz parte, desde 2016, do Circuito de Museus de Belo Horizonte. A exposição permanente “Minas Tênis clube: várias histórias” inclui fotografias, objetos, filmes e documentos datados de 1930 até os dias de hoje, que valorizam as edificações e os equipamentos esportivos do Minas que fazem parte da história da capital.

Foto: Orlando Bento
Foto: Orlando Bento

Promovido pela Fundação Municipal de Cultura, o “Noturno nos Museus” envolverá 17 instituições museológicas e centros culturais públicos e privados da capital, oferecendo exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atrações. Toda a programação é gratuita.

Para André Rubião, diretor de Cultura do Minas Tênis Clube, o programa é uma oportunidade de divulgar os espaços culturais do Clube. “Estar na programação do “Noturno nos Museus” é o reconhecimento ao nosso Centro Cultural como fomentador de cultura e uma forma de levar os transeuntes da cena noturna da cidade para dentro do espaço”, observa.

A abertura dos espaços museológicos e centros culturais no período noturno é uma tendência mundial, que ganha adesão no Brasil. A iniciativa é inspirada no Lange Nacht Der Museen, de Berlim, que tem como objetivo aproximar a população dos espaços culturais da cidade e em horários mais acessíveis aos trabalhadores.


Serviço

Noturno nos Museus – Galeria de Arte e Centro de Memória do Centro Cultural Minas Tênis Clube

Data: 20 de julho, sexta-feira.
Horário: até às 23h.
Local: Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia 2.244 – Lourdes).
Classificação: livre.
Entrada franca.


Comentários