Belo Horizonte, 15/06/2019

Concurso ‘Prato Junino’, do Arraial de Belo Horizonte 2019, homenageia Dona Lucinha

por Redação | publicado em sexta, 31 de maio de 2019



Cinco faculdades de gastronomia participam das seletivas, que acontecem entre 3 e 7 de junho

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, anuncia a segunda edição do concurso Prato Junino, que faz parte da programação do Arraial de Belo Horizonte, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MG), a Frente da Gastronomia Mineira e as faculdades de gastronomia UNA, Pitágoras, Promove, Estácio de Sá e Senac. A grande novidade deste ano é a homenagem que os acadêmicos prestarão ao legado gastronômico de Dona Lucinha, respeitada internacionalmente como a maior representante da cozinha mineira, falecida no mês de abril deste ano.

“Esse concurso cultural de gastronomia junina proporciona e consolida a requalificação do setor dentro do Arraial de Belo Horizonte, além de integrar a cadeia produtiva, ampliar e diversificar o público do evento, bem como a própria divulgação e promoção dos festejos juninos da capital mineira”, afirma o presidente da Belotur, Gilberto Castro.

Ao todo, 40 pratos foram inscritos e as seletivas acontecem a partir do dia 3 de junho. A comissão julgadora levará em consideração aspectos como a relevância ao tema, a presença de ingredientes típicos dessa época, além dos quesitos técnicos, a inovação e economicidade. Além disso, os participantes deverão criar suas receitas com alguma alusão à história de Dona Lucinha e seu legado gastronômico como, por exemplo, referências ao Serro, sua terra natal, a algum ingrediente presente na sua cozinha, seja na apresentação, conceito ou nome do prato.

O resultado será apresentado para toda a cidade em evento público a partir das 9h do dia 15 de junho, em local a definir. Os vencedores comercializarão seus pratos na Vila Gastronômica, espaço de destaque da gastronomia no Arraial de Belo Horizonte na Praça da Estação, planejadas para os dias 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho deste ano.

O júri técnico das seletivas é formado por Eduardo Avelar, chef de cozinha, Márcia Nunes, do restaurante Dona Lucinha, Mariana Correa, da Confeitaria francesa La Parisserie, Isabela Lapa, fundadora do blog Coisas de Mineiro, e por Jadison Nantes, da Gerência de Culturas Populares e Urbanas da Fundação Municipal de Cultura.

Confira abaixo a programação das seletivas do concurso Prato Junino 2019:

Data

Faculdade

Local

Hora

3/6

Senac

Rua dos Tupinambás, 1.086 - Centro

14h às 16h

5/6

Estácio de Sá

Rua Erê, 207 - Prado

10h30 às 12h30

6/6

UNA II

Av. João Pinheiro, 580

15h às 17h

6/6

Pitágoras

Rua Timbiras, 1.375 - Funcionários

19h às 21h

7/6

Promove

Rua Sarzedo, 31 - Prado

14h às 16h


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria