Belo Horizonte, 22/10/2019

De quem é a fortuna retirada da Fontana di Trevi?

por Redação | publicado em terça, 03 de abril de 2018



Mesmo quem nunca foi à Itália, já deve ter ouvido falar do famoso ponto turístico em Roma, a Fontana di Trevi. Todos os turistas que passam por lá não perdem a chance de jogar a sua moeda na fonte, e a maioria faz como manda a tradição: de costas para o monumento, com os olhos fechados e pensando em um desejo, joga a sua moeda.

E você já pensou para onde vai esse dinheiro? O quanto é arrecadado? Esse dinheiro até então é destinado ao grupo Caritas, uma organização internacional Católica sem fins lucrativos, que aplica o dinheiro em variadas iniciativas de solidariedade social. Mas a Câmara Municipal decidiu que agora em abril terminaria o histórico convênio e o dinheiro seria utilizado diretamente pela Prefeitura para “financiar projetos de assistência e solidariedade”, porém a Caritas e a Prefeitura estão mantendo reuniões para buscar uma solução para o dinheiro.

O valor arrecadado na fonte gira em torno um milhão e meio de euros (6 milhões de reais), segundo o último relatório da Caritas realizado em 2016. E esse montante que todo ano sai das águas da Fontana di Trevi foi revertido até agora em camas em albergues para as pessoas sem teto, almoços e jantares em refeitórios de caráter social, cobertores para quem dorme na rua e roupas, além de produtos de primeira necessidade para os pobres.

Crédito das fotos: ROBERTA MARROLLO (EFE) e LUCIANO DEL CASTILLO (EFE).


Comentários