Belo Horizonte, 24/10/2019

Dia do Cacau - 26 de março | O chocolate e os cosméticos

por Redação | publicado em terça, 26 de março de 2019



QUERIDINHO É RICO EM ANTIOXIDANTE E EFICIENTE HIDRATANTE CAPILAR

Quaresma chegou e o queridinho da vez é o chocolate: basta a quarta-feira de Cinzas apontar no calendário, que os mercados já abarrotam seus corredores com os ovos de Páscoa. Mas o que poucas pessoas lembram é do verdadeiro protagonista desta história, o cacau. Celebrado no dia 26 de março, o fruto é a principal matéria-prima para a produção da gostosura e tem se destacado não só na gastronomia, mas também no universo dos cosméticos, tratando desde a pele até as madeixas. Exemplo disso é a infinidade de produtos pra cuidados estéticos no mercado como a Máscara Prestígio, da linha mineira de cosméticos ReLine - Medicina do Cabelo.

Idealizada pela terapeuta capilar Renata Fraga em parceria com a cosmecêutica Self, o produto é indicado para todos os tipos de cabelos, mas tem ação potencializada quando os fios estão fragilizados quimicamente, por proporcionar fortalecimento. Tudo isso se dá pelo falo de o cacau - ou o chocolate, para os chocólatras - ser rico em antioxidantes, combater o envelhecimento das células, possuir ação umectante, sendo eficaz por isso para amaciar e hidratar profundamente, além de também higienizar. "É o combo perfeito", define Renata.

O produto com cacau e extrato de coco tem aroma tão semelhante ao famoso chocolate de mesmo nome, que a terapeuta brinca que em sua mais recente versão levará no rótulo a informação de que o produto não é comestível.

Uma boa pedida para o retorno das férias de verão e o abuso do sol, purpurina e adereços no carnaval, é a hidratação caseira idealizada por Renata Fraga cujo protagonista, o chocolate, divide espaço com outro ingrediente supereficiente quando o assunto são cabelos ressacados, o mamão.

Ingredientes:

- metade de um mamão (uma banda)
- 2 colheres de sopa de Máscara Prestígio ReLine (ou uma de sua preferência cujo cacau é o protagonista)
- 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo e uso:

Em um recipiente, coloque metade de um mamão, a máscara hidratante e o mel, misturando bem. Caso o cabelo seja muito longo, pode aumentar as dosagens de cada ingrediente à vontade e sem medo! Com o cabelo úmido, após lavagem só shampoo, separe as madeixas em mechas e aplique enluvando. Deixe agir por 30 a 40 minutos e tire toda a mistura do cabelo com água (se necessário use uma vez shampoo) e condicionador.

Vale lembrar, que atualmente o Brasil é o quinto maior produtor de cacau do planeta, sendo grande parte desta produção concentrada na Bahia.


Comentários