Belo Horizonte, 21/11/2019

Entenda porque o cabelo precisa de mais cuidados no outono

por Redação | publicado em segunda, 08 de abril de 2019



Épocas mais frias podem ser prejudiciais para o couro cabeludo e intensificar a queda dos fios.

Durante o banho ou ao acordar é comum observar alguns fios de cabelo caindo, esse é um processo natural do corpo. Porém, algumas pessoas se assustam quando o cabelo cai de maneira exacerbada, principalmente, em épocas mais frias como o outono. Mas o que muita gente não sabe é que, nessa época, devido a diversos fatores, a queda de cabelo em maior quantidade é completamente normal.

Segundo a dermatologista, Lívia Lavagnoli, especialista em tricologia médica, normalmente, homens e mulheres perdem em média de 100 a 150 fios por dia. Já em estações como outono e inverno esse número aumenta consideravelmente. “Em tais fases podemos perder até 600 fios por dia. Para quem desconhece, esse fato pode ser assustador, mas o problema não é motivo de preocupação. Através de algumas técnicas é possível controlar essa queda e manter o cabelo saudável”.

Por que o cabelo cai mais no outono?

A especialista esclarece que por causa das mudanças climáticas, o couro cabeludo produz mais oleosidade. “Outro fator está relacionado ao banho. É comum que a temperatura do chuveiro seja mais elevada, portanto, a estrutura do cabelo pode ser modificada. Além disso, no outono produzimos menos melatonina, que é o hormônio fundamental para fortalecer os cabelos”, completou Lavagnoli.

O que fazer?

A médica indica que em casa, os cuidados podem envolver lavar os cabelos em temperaturas mais baixas e usar hidratantes que auxiliem na fortificação do fio. “Além disso, para manter a saúde capilar é recomendado visitar um especialista regularmente para avaliar se a quantidade de fios caindo está normal”, afirmou Lívia.

Fonte: Lívia Lavagnoli, médica dermatologista, membra da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em tricologista médica (@dralivialavagnoli).


Comentários