Belo Horizonte, 18/05/2022

Escritora Almudena Grandes é tema do “Clube de Leitura” do Instituto Cervantes

por redacao | publicado em segunda, 25 de abril de 2022



Foto: Almudena Grandes/ Reprodução Facebook

No dia 29 de abril, das 18h às 19h, o Instituto Cervantes promove mais uma edição do seu clube de leitura de 2022. A atividade em espanhol, on-line e presencial (em Recife), gratuita e aberta ao público, terá como tema a escritora espanhola Almudena Grandes, que foi agraciada com o Prêmio La Sonrisa Vertical, além dos prêmios literários Rapallo Carige e o Prix Méditerranée.

Almudena Grandes foi uma escritora comprometida e corajosa, que narrou, por meio de romances, a história recente de seu país de uma forma progressista. Nascida em Madrid em 1960, ficou conhecida com o livro “As idades de Lulu”, lançado em 1990. Nos últimos anos, se destacou com sua ambiciosa série de romances “Episodios de una guerra interminable”, que abordou a história espanhola.

Neste encontro, será traçado um perfil da autora e relembrado seu percurso literário, além de ser uma oportunidade para os participantes lerem e conhecerem obras da escritora espanhola.

“Nesta edição do ‘Clube de Leitura’ vamos homenagear Almudena Grandes que morreu ao final do ano 2021. Escolhemos do livro de contos ‘Modelos de mujer’ o prólogo que ela fala da sua obra e do livro nomeado ‘Memorias de una niña gitana’ e o conto ‘El vocabulario de los balcones’, onde falaremos da cidade de Madrid, sendo um tema em toda sua obra. Almudena Grandes foi uma das mais importantes cronistas nos últimos 30 anos na Espanha, por isso, para completar o perfil dela, falaremos da crônica onde ela anunciava a sua doença (Tirar una valla), e a última que se publicou depois da sua morte (Unos ojos tristes)”, comenta Antonio Almansa Salinas, professor do Instituto Cervantes Recife e mediador do evento.

Ainda segundo Antonio, o “Clube de Leitura” é um espaço aberto para interagir e discutir ao redor da literatura em espanhol com uma comunidade de estudantes da língua e nativos hispânicos.

O “Clube de Leitura” é uma iniciativa organizada em conjunto com os Institutos Cervantes de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Recife.

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail com nome, telefone e e-mail para censalb@cervantes.es. Na atividade, será usada a plataforma Zoom e os inscritos receberão um e-mail com o link para acessar.

Serviço: Clube de Leitura – Almudena Grandes

Data: 29 de abril

Horário: 18h às 19h

Local: On-line (Plataforma Zoom)


Comentários