Belo Horizonte, 22/10/2019

Exposição no Espaço Cultural Vallourec reúne diferentes gerações da pintura mineira

por Redação | publicado em quarta, 12 de setembro de 2018



Apresentar ao público um panorama da pintura mineira das últimas décadas e unir, em uma mesma mostra, artistas consagrados e novos talentos das artes plásticas de Minas Gerais. Esse é o objetivo da exposição “Pintura mineira – Recorte”, aberta para visitação a partir do dia 14, no Espaço Cultural Vallourec, no Centro Administrativo da Vallourec, na Usina do Barreiro.

A exposição, que contará com 32 pintores mineiros de diferentes gerações e estilos, busca levar o público a refletir sobre a produção artística do estado, de modo a criar um painel intergeracional da pintura de Minas Gerais, refletindo sobre a maneira como ela se transformou ao longo dos anos.

Robson Soares, curador de arte da Vallourec e responsável pela exposição, destaca a importância de uma mostra desse tipo para o cenário artístico da cidade. “A exposição reúne as diversas gerações da pintura mineira. São artistas de renome, premiados, com caminho consolidado, mas também artistas de épocas distintas. Nosso objetivo é juntar todos em um único ambiente e enxergar as diferentes gerações da pintura mineira”, diz.

Sandra Bianchi, artista já conhecida pelo público de arte mineiro, fala sobre sua participação na mostra. “Acho ótima a ideia de juntar diferentes momentos da arte mineira em um mesmo espaço. Eu faço uma série de aquarelas que chamo de ‘Paisagens Imaginárias’, e pintei um quadro especialmente para essa exposição”.

Com trajetória de mais de dez anos na arte de rua, Daniel Jack apenas recentemente migrou para o trabalho em ateliês e é um dos jovens artistas que participam da exposição. “Pra mim é uma grande honra expor ao lado de pessoas que eu admiro. É importante esse tipo de ação para mostrar a evolução da arte mineira”, avalia.

Espaço Cultural Vallourec

Existente há mais de 12 anos, o Espaço Cultural Vallourec já recebeu mais de 100 exposições, em diferentes linguagens artísticas. As visitas devem ser agendadas por telefone ou e-mail, e podem ser acompanhadas pelo próprio curador da exposição, de forma a proporcionar ao visitante uma compreensão detalhada sobre as obras apresentadas e o cenário das artes plásticas em Minas Gerais.

O Espaço já se consolidou como uma opção cultural de peso fora do centro da cidade, sem deixar de lado a relevância e o cuidado em apresentar arte de qualidade de forma acessível ao púbico.

Serviço:

Onde: Espaço Cultural Vallourec
Endereço: Rua João Luiz Neto, nº 100 - Bairro das Indústrias (Portaria V da Usina Barreiro) -Belo Horizonte

Visitas: 14/09 a 13/11, de segunda a sexta

Horário: 8h30 às 17hi


Comentários