Belo Horizonte, 15/06/2019

Exposição no Museu da Moda apresenta trajes de manifestações do folclore mineiro

por Redação | publicado em segunda, 27 de maio de 2019



A Fundação Municipal de Cultura recebe, até o dia 9 de junho, no Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), a exposição “Tradições Mineiras”, do Grupo Aruanda. A mostra revela um pequeno recorte do imenso acervo do Grupo, se concentrando nas manifestações do folclore mineiro, mostrando festas, folias e folguedos que traduzem o caráter devocional de seus habitantes. A exposição pode ser visitada de terça a sexta das 9h às 21h e sábados e domingos, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

“Tradições Mineiras” mostra figurinos e adereços das manifestações folclóricas mineiras, fortalecendo o empenho do Grupo Aruanda em levar entretenimento aliado à pesquisa, projeção e valorização das tradições folclóricas e culturais do nosso estado. “A intenção é levar ao público de todas as idades a oportunidade de reconhecimento, apropriação e valorização da nossa mais genuína cultura. São histórias, memórias, imagens, fé e reflexões que conectam a cultura mineira ao mundo da dança, palco, transformação e tradição”, afirma Sérgio Cosse, diretor presidente do Aruanda e curador da mostra, ao lado de Juliana Azoubel.

No dia 4 de junho, terça-feira, às 17h, haverá uma visita mediada e uma roda de conversa com os curadores sobre a exposição. Na sequência, às 19h, a curadora Juliana Azoubel ministra uma aula aberta com o tema “A trajetória e os figurinos do Grupo Aruanda”.

O Aruanda

O Grupo Aruanda é um dos maiores representantes da cultura parafolclórica do Brasil, dedicando-se a pesquisar, preservar e divulgar as danças e os cantos folclóricos nacionais. Em atividade desde 1960, fundado pelo professor Paulo César Valle, o Grupo recebeu as maiores honrarias destinadas a uma entidade cultural, além dos aplausos do público e da crítica especializada, e acumulou números impressionantes.

O Grupo é reconhecido no Brasil e no exterior pelo seu trabalho e também por possuir um “guarda-roupa” considerado dos mais belos, extensos e variados. Possui um representativo acervo de mais de 100 danças pesquisadas em todas as regiões, mais de cinco toneladas de figurinos e adereços, mais de três espetáculos realizados no Brasil e no exterior, o que qualifica o Grupo a ser referência nacional em manifestações populares não só de Minas Gerais, mas de todas as regiões do país.

Exposição “Tradições Mineiras” | Grupo Aruanda

Classificação: Livre

Até 9 de junho | terça a sexta, das 9h às 21h; sábados e domingos das 10h às 14h

Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1.149, Centro)

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-9248


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria