Belo Horizonte, 13/11/2019

FICC oferece palestras gratuitas sobre o universo cervejeiro

por Redação | publicado em quinta, 08 de agosto de 2019



Cervejeiros caseiros também podem levar sua cerveja para análise sensorial de juízes consagrados, de graça, e com feedback na mesma tarde

Pensando na importância de fomentar a troca de informações e experiências cervejeiras entre profissionais e entusiastas da bebida em Belo Horizonte, o FICC apresenta nesta sexta-feira uma série de palestras de graça sobre o universo cervejeiro.

O congresso, que este ano tem o Brasil como tema, será realizado no Espaço GoFree (Av. do Contorno, 3800 - 17º andar, Santa Efigênia), das 15h às 20h, nesta sexta-feira (09/08), e é voltado para um público amplo, desde iniciantes até profissionais.

A primeira palestra é sobre cerveja caseira, ministrada pelo homebrewer Cláudio Botelho, semifinalista do programa Mestre Cervejeiro Eisenbahn. Ele foi o criador do primeiro beer truck da cidade e o primeiro bloco de carnaval de Belo Horizonte, o Me Bebe que Sou Cervejeiro.

Na sequência, Marcelo Maciel (Cervejaria Astúcia) e Gustavo Alves (Köbes Bar) apresentam as oportunidades do mercado cervejeiro, ilustrando o atual momento do setor, incluindo legislação e tributação.

O congresso também tem a participação de Marco Falcone, o “xamã” da cerveja, reconhecido mundialmente por seu vasto conhecimento e contribuição para o meio cervejeiro. Um dos pioneiros da cerveja artesanal em Minas Gerais e uma das referências na área, ele falará sobre a Consolidação da Cerveja Artesanal em Minas histórica e atualmente.

O congresso também mantém seu intercâmbio de cultura cervejeira internacional com a participação do peruano Miguel Gastelumendi (fundador da Cervejaria Limamanta - Lima e coordenador da Festa Peruana de Rua de BH) e do austríaco Herwig Gangl (sócio da Krug Bier).

PAINEL SENSORIAL

E já que a troca de informações e opiniões entre técnicos e amantes da cerveja artesanal é de fundamental importância para o desenvolvimento dos produtos e para a aproximação entre os amantes da área, o FICC vai oferecer aos produtores caseiros um momento de análise sensorial de suas criações, onde grandes referências da área vão provar e analisar as amostras e oferecer o feedback no mesmo dia, de forma a contribuir com as receitas.

Serão analisadas as primeiras 15 amostras inscritas. Cada participante poderá inscrever 1 amostra de estilo livre. As inscrições são gratuitas e os participantes ganham um passaporte para o festival, válido para os dois dias. O horário limite para entrega das amostras no local: até 14h. O relatório de análise das amostras é publicado no mesmo dia.

As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.eventosgofree.com/congresso-e-painel-sensorial-ficc-6-edicao_1703.

SERVIÇO:

Os convites podem ser adquiridos no https://www.eventosgofree.com/ficc_1412.

6ª Edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC)

Data das palestras e análise sensorial: 09 de agosto

Horário: das 15h às 20h

Local: Espaço GoFree (Av. do Contorno, 3800 - 17º andar, Santa Efigênia)


Comentários