Belo Horizonte, 25/01/2022

Fundação Clóvis Salgado oferece mais de 380 vagas gratuitas para Cursos Regulares do Cefart

por redacao | publicado em quinta, 13 de janeiro de 2022



Processo Seletivo 2022 oferta vagas em 16 cursos das Escolas de

Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena

Para o ano letivo de 2022, um dos mais tradicionais centros de formação artística de Minas Gerais continua garantindo qualidade, abrangência e otimização do ensino para alunos e professores. A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, anuncia a abertura de inscrições para seus Cursos Regulares em Artes, que podem ser realizadas gratuitamente até o dia 31 de janeiro de 2022 através de formulário on-line.

Ao todo, são ofertadas 385 vagas em 16 diferentes cursos das Escolas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Tecnologia da Cena, além do projeto permanente de extensão Coral Infantojuvenil. As aulas iniciam-se em maio de 2022, e serão ministradas, em sua maioria, em formato presencial. Os cursos seguem com apoio pontual da plataforma de ensino remoto Cefart Virtual, implementada no último ano como medida temporária de contingenciamento e prevenção à pandemia, que se consolidou como ferramenta essencial para compartilhar conteúdos teóricos e práticos. Os Cursos Regulares do Cefart disponibilizam vagas para as diversas faixas etárias, entre jovens, adultos e idosos.

Segundo Marta Guerra, Diretora do Cefart, o edital de 2022 chega com muita potência para reafirmar o Centro de Formação da Fundação Clóvis Salgado como referência no meio acadêmico, cultural e de inclusão digital. Após a consolidação do Cefart Virtual como plataforma de ensino remoto, as Escolas se preparam para um ano de retomadas presenciais, com muita segurança e empenho. “Com o novo edital, fortalecemos a ampliação de alunos e otimizamos o acesso aos cursos, que mantém a inscrição on-line e gratuita. Além disso, a qualificação técnica dos cursos, que abordam todas as áreas do segmento artístico com modalidades abrangentes, atende aos interesses de uma diversa gama de candidatos”, celebra.

A Gerente de Ensino do Cefart Piedra Magnani chama a atenção para a volta das atividades presenciais, que já acontecem de forma gradual desde a segunda metade de 2021. “O Cefart Virtual possibilitou a formação de outros públicos fora da região metropolitana de Belo Horizonte, alcançando pessoas de outros estados, mas a modalidade de ensino presencial continua sendo a essência dos cursos de arte. É fundamental que tenhamos os encontros práticos, os laboratórios, e tudo que os cursos possuem como diferencial. Pensando no incremento das ferramentas de ensino a partir das tecnologias remotas, o Cefart mantém a plataforma virtual como apoio pedagógico. Desejamos boas-vindas aos alunos que vão inaugurar, após um longo período de aulas exclusivamente remotas, as demandas de formação artística e cultural de forma presencial e segura”.

O Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam as Inscrições para os Cursos Regulares do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. As atividades da FCS tem a correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio máster da Cemig, AngloGold Ashanti, ArcellorMittal e Unimed-BH / Instituto Unimed-BH¹. Todos os incentivos são via Lei Federal e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

¹ O patrocínio da Unimed-BH / Instituto Unimed-BH é viabilizado pelo incentivo de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores.

A Fundação Clóvis Salgado é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e de cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

VAGAS E CURSOS OFERTADOS

  • A Escola de Artes Visuais oferece 100 vagas, sendo distribuídas entre os cursos de Arte e Educação (30), Básico de Curadoria (30), Básico de Expografia (30) e FIC Assistente de Produção Cultural (10).
  • A Escola de Dança oferece 60 vagas, dividas entre Curso Básico (20), Curso Pré-Técnico (20) e Curso Técnico em Dança (20).
  • A Escola de Música, oferece 100 vagas, distribuídas entre Coral Infantojuvenil (15), Curso Básico (45), Curso de Regência de Bandas (20 vagas, e Curso de Musicalização para Adultos (20).
  • A Escola de Teatro oferece 60 vagas, ofertadas para Curso Técnico, divididas entre os turnos manhã (20) e noite (20), e para o Curso Laboratório de Investigação Cênica Digital (20).
  • Já a Escola de Tecnologia da Cena oferece 60 vagas, dividas entre os cursos FIC Auxiliar de Cenotecnia (15), FIC Figurinista (15), FIC Iluminador Cênico (15) e FIC Sonoplasta (15).

PROCESSO DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

A inscrição para os Cursos Regulares do Cefart é isenta de qualquer taxa. Para realizá-la, o candidato deve preencher o formulário do respectivo Curso de interesse, disponível no site da FCS (www.fcs.mg.gov.br). Os interessados deverão observar os pré-requisitos como idade mínima, escolaridade e experiência na área de interesse. No ato da inscrição, os candidatos aos cursos Técnicos em Dança ou em Teatro devem ficar atentos à escolha para as vagas de livre concorrência ou àquelas que estão reservadas às pessoas que estudam ou estudaram integralmente em escola pública e que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas. Sobre as vagas, vale destacar que o Cefart reserva 50% daquelas destinadas aos cursos Técnicos para candidatos que cursaram integralmente o Ensino Fundamental ou Médio em Escolas Públicas. Para dúvidas a respeito do edital, os interessados podem enviar e-mail para cefart@fcs.mg.gov.br ou entrar em contato pelos números de WhatsApp (31) 99400-1347 e (31) 99400-1341, de 9h às 17h.

O Processo Seletivo será realizado virtualmente para todos os cursos das Escolas de Artes Visuais, Música e Tecnologia da Cena, e nas Escolas de Dança e de Teatro a seleção terá etapas virtuais e presenciais intercaladas. As provas serão realizadas a partir de 9 de fevereiro até 30 de março de 2022, e o resultado final será publicado no site da FCS a partir das 18h de 14 de abril de 2022. No momento da matrícula, os candidatos aprovados deverão entregar a documentação conforme previsto no Edital.

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.


Comentários