Belo Horizonte, 25/08/2019

Governo lança cartilha para brasileiros que vão à Copa do Mundo da Rússia

por Redação | publicado em quinta, 07 de junho de 2018



Com a Copa do Mundo chegando, o governo federal lançou hoje (7) um guia para o torcedor brasileiro que vai viajar para a Rússia. O material – disponível para download disponível no site do Ministério das Relações Exteriores – traz orientações sobre o que evitar no país, quais documentos são importantes para levar e dados sobre o clima e a moeda do país.

São várias recomendações na cartilha, como por exemplo, a recomendação à comunidade LGBT é evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos – que podem ser consideradas “propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores” e enquadradas em lei (junho de 2016), que prevê multa e deportação.

O governo também recomenda que sejam evitadas manifestações públicas sobre temas políticos, ideológicos, sociais e de orientação sexual. Outro alerta do ministério é para o uso de bandeiras estrangeiras em praças e edifícios públicos. Os objetos podem provocar apreensão e motivar repreensões por parte do governo russo.

Esta é a segunda vez em que o governo federal faz uma cartilha do tipo, a primeira foi na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Onde os alertas eram pra casos de perda de passaporte e outros documentos, furto de objetos em estádios, roubos em geral e apoio para marcação de consulta médica.

Cartilha:

https://drive.google.com/file/d/1XSmkbdoopXqZxZSVihfEFWAv370PA8Wy/view


Comentários