Belo Horizonte, 22/11/2019

Hospital da Baleia completa 74 anos

por Redação | publicado em segunda, 02 de julho de 2018



Instituição comemora aniversário, dois anos de parceria com o EPA Supermercados e conquista do Selo Doar_*

Em 4 de julho, o Hospital da Baleia celebra seu 74º aniversário com orgulho por ser uma instituição filantrópica pautada no atendimento humanizado e na excelência dos serviços de saúde. Além da data, há outros dois motivos para comemorar: o sucesso das doações junto ao EPA Supermercados e o recebimento do Selo Doar, que atesta boas práticas de governança corporativa e de transparência na aplicação dos recursos.

Programa Doe Seu Troco
No dia do aniversário do Hospital, a parceria com o EPA Supermercados completa dois anos, em benefício de crianças e adolescentes com câncer. Por meio de um inovador projeto de captação de recursos – cujo diferencial foi a implantação da doação nos cartões de crédito e débito, além do dinheiro – os clientes do EPA já doaram mais de 8,4 milhões ao Baleia.

Todo o valor arrecadado é destinado à Oncologia Pediátrica. Neste período, foram feitos mais de 90 mil atendimentos infantis, incluindo 48.531 exames, 22.181 consultas, 12.403 internações, 3.244 cirurgias e 2.569 sessões de quimioterapia.

“Empresas que atuam de forma responsável têm um diferencial competitivo no mercado. O EPA entendeu nosso problema e se prontificou a criar uma solução para fomentar nossa captação. Somos muito gratos a esse Amigo do Baleia.”
Tereza Guimarães Paes, diretora-presidente do Hospital da Baleia

“Em 2016, fomos conhecer a realidade do Baleia, queríamos ajudar e fazer algo diferente. Pensamos na doação via cartão porque tínhamos certeza de que alavancaria as doações. Nossa área técnica adaptou o sistema para esse fim. Deu certo e, hoje, temos muito orgulho em atuar como ponte entre o Hospital e os clientes que colaboram com doações de qualquer quantia para a Instituição.”
Roberto Gosende, diretor de Marketing do EPA Supermercados

Todo o processo é auditado pelo Ministério Público e por empresas independentes. As prestações de contas são divulgadas no site do Baleia e nas redes sociais.

Selo Doar
O Hospital da Baleia recebeu, no final de junho, o Selo Doar – padrão A, do Instituto Doar. Essa certificação atesta padrões de qualidade na gestão e transparência de organizações sociais. Essa importante conquista indica que a Instituição está no caminho certo em relação à governança corporativa e atribui credibilidade para novas parcerias e doações, sempre tendo como foco o bem-estar dos pacientes.
O Selo Doar é nacional, tem validade de um ano e aborda cinco campos:
* Causa e estratégia de atuação;
* Representação e responsabilidade;
* Organização e gestão institucional;
* Estratégia de financiamento;
* Transparência, prestação de contas e comunicação.

Hospital da Baleia

A Instituição é referência em Oncologia Pediátrica: por mês, são realizadas cerca de 200 consultas e 200 procedimentos terapêuticos (com foco no diagnóstico precoce). Entre os cânceres mais tratados estão Osteosarcomas, Ortopedia oncológica, Leucemias, Linfomas Hodgkin e não Hodgkin e tumores sólidos.

O Hospital também é referência em Oncologia Adulta, Ortopedia, Pediatria, Nefrologia, Cirurgia Geral e no tratamento de fissuras labiopalatais e deformidades craniofaciais.

Cerca de 85% dos atendimentos realizados são para pacientes do SUS vindos de mais de 80% dos municípios mineiros.


Comentários