Belo Horizonte, 02/07/2022

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto abre edital para residências artísticas

por redacao | publicado em quarta, 09 de fevereiro de 2022



Foto: Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto/ Germano Neto

Incrições podem ser feitas até o dia 28/02

Sempre em busca de formas de fomentar e apoiar a arte, principalmente em tempos tão vulneráveis em que a produção se encontra comprometida ou paralisada no país, o IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto propõe quatro Programas de Residência Artística em 2022. Para participar da seleção dos dois primeiros programas de residência, as pessoas interessadas devem se inscrever no edital, que está aberto até 28 de fevereiro no site www.ia.art.br, a inscrição é gratuita e cada pessoa selecionada será remunerada com uma bolsa de pesquisa.

Com práticas educativas e artísticas do início ao fim das residências, unindo os dois campos em um mesmo diálogo, as curadoras Tainá Azeredo e Valquíria Prates tomam como inspiração poética para os Programas os Círculos de Cultura do educador Paulo Freire, com um conjunto de atividades e acontecimentos que fazem parte da formação e autoformação de artistas.

O resultado da convocatória será anunciado no dia 14 de março. O primeiro programa, com a temática “Extinção”, acontecerá entre 21 de março e 28 de abril. Já o segundo programa será realizado entre 9 de maio e 21 de junho, com o tema “Ofício”. Em ambos ocorrem encontros virtuais e orientação curatorial e pedagógica em âmbitos coletivos, individuais e em duplas, além de públicos em lives e redes sociais.

Cada participante receberá uma bolsa de R$ 3.000,00 para desenvolvimento de pesquisa e participação no programa. Podem se inscrever na convocatória artistas visuais; artistas educadoras e educadores; pesquisadoras e pesquisadores. Em cada uma das residências participarão seis artistas, sendo duas pessoas residentes de Ouro Preto, duas de outras cidades de Minas Gerais onde a Gerdau atua (Barão de Cocais, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Itabirito, Ouro Branco e Três Marias) – caso não seja possível encontrar artistas desses municípios, a convocatória amplia para outras cidades do estado – e duas de outros estados brasileiros.

A seleção leva em consideração questões relacionadas a gênero e raça e parte das vagas são reservadas a participantes pretas e pretos, pardas e pardos, pessoas indígenas e pessoas transgêneros, travestis e transexuais.

A seleção dos candidatos contará com um júri composto por uma pessoa da equipe do IA e pelas curadoras do programa Tainá Azeredo e Valquíria Prates, que também serão responsáveis pelo acompanhamento curatorial e pedagógico dos Programas de Residência Artística 2022.

Até o fim do ano, 24 artistas participarão das residências artísticas do IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto em quatro programas distintos. Uma nova convocatória será chamada ao público em junho de 2022 para outros dois programas a serem realizados no segundo semestre.

O Projeto é idealizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, realizado pelo Ministério do Turismo e conta com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Gerdau.

Sobre as temáticas dos programas

O primeiro programa de residência do ano, realizado entre 21 de março e 28 de abril, toma como ponto de partida a palavra geradora EXTINÇÃO, como possibilidade de construir sentidos com participantes que podem se interessar em conceitos e ideias relacionados a este tema. A finitude, os recomeços e os ciclos de vida-morte-vida, além dos sucessos e fracassos entre a necropolítica e o bem-viver são alguns dos conceitos disparadores de pesquisa possíveis, abarcando, por exemplo, os atuais riscos da extinção de paisagens, saberes, corpos, recursos, línguas, culturas, povos, pessoas, espécies, modos de fazer e viver, etc.

Já o segundo programa que integra o edital, cuja execução acontece entre 9 de maio e 21 de junho, tem como temática OFÍCIO. Esse tema surge como possibilidade de construir sentidos com participantes interessados em conceitos e temas relacionados ao assunto. O fazer e suas técnicas implicadas em cada trabalho, o conjunto de saberes envolvidos em cada ofício, os modos de fazer com o corpo, com o outro, em comunidade, a poiesis, os legados do trabalho no que chamamos de tecnologias e patrimônio são alguns dos exemplos de possíveis pontos de encontro e partida para o grupo de residentes participantes.

Sobre IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

O IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto tem por sua natureza fomentar o encontro e intercâmbio entre a população de Ouro Preto, artistas e artesãos locais e agentes do campo da arte de outras regiões. O embate entre tradição (representada pelo esplendor barroco da cidade patrimônio cultural da humanidade) e a contemporaneidade (com foco no caráter efêmero da arte contemporânea) constitui a essência do IA, a partir de quatro pilares principais: a troca entre diferentes atores sociais, o diálogo entre linguagens artísticas distintas e entre o passado, o presente e o futuro, a desconstrução do status quo que subjuga a arte ao mercado e a tendências regidas pelo mercado e a decolonização, como forma de se criar e produzir arte contemporânea, a partir da reverência, reconhecimento e legitimação de epistemis e práticas culturais, sociais e políticas da América Latina e do Brasil, especificamente.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex). Conheça mais em www.gerdau.com.br.

SERVIÇO:

IA - Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

Edital para Programas de Residência Artística

Inscrições: de 7 a 28 de fevereiro

https://ia.art.br/

Inscrição gratuita

Mais informações:

https://ia.art.br/

https://www.instagram.com/iaouropreto/


Comentários