Belo Horizonte, 24/05/2019

La Parisserie realiza jantar de seis tempos só com sobremesas

por Redação | publicado em quinta, 17 de janeiro de 2019



Chef pâtissière Mariana Correa mostra que receitas doces podem ir muito além do que muitos possam imaginar

Um jantar formado exclusivamente por pratos doces, elaborados para serem consumidos em sequência, como numa refeição. Essa é a proposta da chef pâtissière Mariana Correa, da La Parisserie, com o objetivo de dar à confeitaria a importância que lhe é devida na gastronomia. O evento será realizado no dia 12 de fevereiro, às 19h30, no espaço Bouquet Garni, no bairro Santa Efigênia, com ingressos vendidos pelo Sympla (link abaixo).

Quem já não terminou a refeição em um restaurante e, na hora de pedir a sobremesa, observa que só tem uma opção no cardápio, ou opções que não inspiram vontade de experimentar? E quem saiu de casa para jantar pensando na sobremesa da mesma forma que no prato principal, mas ao olhar o menu do restaurante perdeu a vontade pela falta de opções mais criativas, menos doces ou até mesmo enjoativas? Pois bem, embora apreciada por muita gente, a confeitaria ainda não recebe a mesma atenção que os pratos salgados na maioria dos restaurantes brasileiros. Por isso, a chef pâtissière Mariana Correa quer quebrar esse “tabu” e colocar a confeitaria em um lugar de destaque, deixando de ser apenas um “agrado” para encerrar a noite.

“A ideia foi elaborar um menu confiance formado apenas por sobremesas. O intuito é mostrar que a confeitaria tem inúmeras possibilidades, muito além do que é servido normalmente nos restaurantes, sendo possível até mesmo formar uma refeição completa e balanceada”, ressalta Mariana. Com isso, a chef pretende trazer a versatilidade, a sofisticação e a criatividade da confeitaria para mais próximo das pessoas e mostrar como é importante pensar e elaborar bem aquilo que vai fechar todo o ciclo da refeição.

Os pratos serão apresentados em seis tempos, como se fosse um menu tradicional francês, ou seja, com entrada, prato principal, prato de queijos, sobremesa e petit fours, tudo com as características de um menu convencional, que evolui ao longo de cada prato. São receitas que podem ser servidas isoladamente como opção de sobremesa para uma recepção ou em um cardápio de restaurante, mas, se apreciados em sequência, formam uma refeição completa inusitada e agradável ao paladar.

A inspiração para o jantar surgiu de uma experiência que Mariana Correa teve em Paris, em 2014, no restaurante Dessance, que foi aberto como o primeiro “bar de sobremesas” da França. Lá é possível provar menus degustação, ou pratos avulsos de sobremesas, que são sempre feitos com frutas e legumes da época, utilização mínima de açúcar, e muita criatividade na montagem dos sabores e texturas. “A experiência me impressionou muito e desde então penso em fazer algo semelhante por aqui, para mostrar toda essa versatilidade da confeitaria. Alguns chefs confeiteiros na França e fora do país também já fizeram eventos desse tipo, trazendo esse mesmo conceito. É uma tendência da confeitaria moderna”, conta Mariana.

PREPARO - Mas como uma degustação de seis pratos de confeitaria na mesma noite não fica enjoativa? Para Mariana Correa, a crença de que as receitas têm que ser muito doces é outro tabu. O segredo para garantir que a experiência seja deliciosa e marcante durante todo o jantar está na valorização dos sabores e características naturais dos ingredientes, além da inexistência ou uso mínimo do açúcar adicionado.

“Utilizo, na maioria dos pratos, apenas o açúcar já presente nos alimentos, sem adição nos preparos. Isso garante naturalidade, delicadeza e elegância às receitas. Além da variedade de frutas e legumes, o contraste de texturas e temperaturas faz com que o paladar seja surpreendido a cada etapa”, afirma a chef pâtissière, que apesar de colocar em prática as técnicas modernas da confeitaria francesa, pretende utilizar ingredientes bem brasileiros no menu, como a jabuticaba, o cupuaçu, o maracujá doce, ervas e especiarias, entre outros, além de queijos típicos e pães.

Os pratos serão harmonizados com chás Tea Shop, além de água, com e sem gás, e espumante de boas-vindas, incluídos no preço do ingresso.

SERVIÇO

Jantar em Seis Tempos – La Parisserie

Data: 12/02/2019

Local: Bouquet Garni (Rua Tenente Anastásio de Moura, 676, Santa Efigênia)

Horário: 19h30

Ingressos: R$ 250

Vendas: Sympla (https://www.sympla.com.br/jantar-de-sobremesas-por-mariana-correa__439600) e na loja La Parisserie (Avenida dos Bandeirantes, 1299, Lj 27, Sion)


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria