Belo Horizonte, 15/06/2019

Mostra em Belo Horizonte reúne propostas para vazios urbanos

por Redação | publicado em sexta, 17 de maio de 2019



Vinte e seis trabalhos são expostos no Viaduto das Artes, no Barreiro, em Belo Horizonte, antes de ocuparem as palafitas do Buritis

Foi aberta a exposição 'Outros Territórios', no Viaduto das Artes (Av. Olinto Meireles, 45, Barreiro, BH), onde estão expostas 26 propostas de arte e arquitetura selecionadas pela Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana Outros Territórios. O concurso foi realizado neste ano com o objetivo de reunir um conjunto de intervenções efêmeras para as palafitas (vigas e pilares aparentes) de prédios do bairro Buritis, em Belo Horizonte. Fica em cartaz até o dia 2 de junho. A mostra é realizada pelo Vazio S/A, escritório de arquitetura que vem provocando o debate sobre vazios urbanos em Belo Horizonte e outras cidades, em parceria com o Coletivo Aurora e o curador Eduardo de Jesus. O patrocínio é do Banco Mercantil.

"O Viaduto das Artes e o Buritis têm muito em comum. A inserção de um viaduto no bairro provoca um choque entre a escala viária e a do pedestre, que é o principal usuário da rua. Os baixios de viadutos são um vazio urbano, assim como as palafitas. São intervenções desajeitadas e no mínimo pouco educadas para com a cidade", afirma Carlos Teixeira, fundador do Vazio S/A.

“A expansão do meio urbano está cada vez mais voltada para a habitação e lazer privado e deixa a desejar na ocupação de espaços de interação públicos. As palafitas do Buritis são um exemplo desse contraste, onde há áreas que podem ser melhor aproveitadas, tanto para ocupação social e artística, quanto para que a população crie um elo de cuidado e importância com locais urbanos e os enxergue como protagonistas da cidade”, explica Leandro Gabriel, responsável pelo Viaduto das Artes.

"Compartilhamos a tentativa de construir outros significados para espaços residuais urbanos em Belo Horizonte", diz Carlos Teixeira. A segunda fase do 'Outros Territórios' consiste na instalação e execução das propostas selecionadas nas palafitas dos edifícios do bairro Buritis em data ainda a ser definida.

Para conhecer mais sobre os artistas e baixar fotos clique aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1u0FJ1Tw30RNI0SF3vigqaKoeaM1il1A9?usp=sharing

Galeria on-line

Os projetos para ocupação de palafitas não selecionados para a exposição e intervenção, que podem servir de inspiração para execução em outras construções, fazem agora parte de uma galeria on-line que pode ser acessada aqui: https://www.outrosterritorios.com.br/galeria/. É um arsenal de possibilidade para vazios urbanos disponibilizado gratuitamente ao público.

Comissão Organizadora


O Vazio S/A, fundado pelo arquiteto Carlos Teixeira, em 2003, é um escritório de arquitetura que busca uma postura propositiva e ativa: uma visão da informalidade, dos vazios e do mercado como algo que possa nos indicar novos projetos e oportunidades. O Coletivo Aurora é uma iniciativa das arquitetas, urbanistas e designers de iluminação Mariana Novaes, Paula Carnelós e Diana Joels, atuantes no ramo da luz para os espaços construídos em suas respectivas empresas: Atiaîa Design, Acenda e concepDUAL. Eduardo de Jesus é curador na área do audiovisual, arte contemporânea e tecnologia. Coordenou, com Jochen Volz, cursos numa parceria IEC-PUC Minas e Inhotim, e foi curador de "Esses Espaços" e "Densidade Local", entre várias outras mostras.

SERVIÇO

Exposição Outros Territórios
Data: de seg. a sex., até 2 de junho

Horário: 10h às 17h
Local: Viaduto das Artes (Av. Olinto Meireles, 45, Barreiro, BH)
Entrada gratuita
Classificação livre
Informações: www.outrosterritorios.com.br


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria