Belo Horizonte, 25/08/2019

Mostra no Museu da Moda ressalta a tipografia Latino-americana

por Redação | publicado em quinta, 20 de setembro de 2018



A Fundação Municipal de Cultura recebe até o dia 30 de setembro, no Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), a exposição “Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana”. Trazida à BH pela Escola de Design da UEMG e pela Universidade FUMEC, a mostra apresenta trabalhos tipográficos desenvolvidos por profissionais da América Latina. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 14h.

A Tipos Latinos traz para o Mumo, 73 trabalhos, dos quais 15 são de designers brasileiros. O júri, composto por Ricardo Esteves (Brasil), Diego Aravena (Chile), Fernanda Cozzi (Argentina), Isaías Loaiza (México), Rubén Salinas (Bolívia) e Felipe Calderón (Colômbia), reuniu-se em Bogotá, na Colômbia, em março, para selecionar os vencedores, que integram a exposição. Este ano, houve a inclusão da categoria Novos Talentos (Emergentes), em que concorreram estudantes e profissionais sem experiência prévia na publicação comercial de fontes; além de subdivisões em outras seis categorias: Texto, Título, Manuscritas, Superfamílias, Experimentais e Miscelâneas.

Segundo Tadeu Costa, organizador do evento em São Paulo que ocupou o Museu da Casa Brasileira MCB, entre junho e agosto, e que é um dos parceiros para a vinda da Exposição para o Mumo, a intenção é aproximar o público do universo dos criadores de fontes e apresentar a diversidade e o grau de excelência da produção tipográfica latino-americana. “Queremos mostrar que é possível comprar tipografia inédita, o que beneficia todo mundo: o designer, que é incentivado a pesquisar e a criar; as instituições de ensino, que aprimoram técnicas; e o público final, que percebe que por um valor muito menor do que imagina consegue comprar uma fonte exclusiva e fugir de tipografias pirateadas”, completa Costa.

Exposição Paralela - A tipografia depois da tipografia

A exposição faz um apanhado das transformações pelas quais passou a tipografia e a impressão tipográfica no último século. Além de apresentar os principais aspectos relacionados ao câmbio tecnológico (equipamentos e máquinas), a exposição trás alguns exemplos de projetos de design gráfico contemporâneo que se utilizam da impressão tipográfica como um diferencial projetual. A exposição será montada no segundo andar do Mumo.

Exposição Tipos Latinos – 8ª Bienal de Tipografia Latino-Americana

Até 30 de setembro | terça a sexta, das 9h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 14h

Museu da Moda de Belo Horizonte

Rua da Bahia, 1.149, Centro

Informações para o público: (31) 3277-4384

cleardot.gif


Comentários