Belo Horizonte, 24/05/2019

Museu da Moda expõe peças de modelagem de época

por Redação | publicado em quinta, 11 de abril de 2019



A Fundação Municipal de Cultura recebe até 21 de abril, no Museu da Moda de Belo Horizonte, a Mostra “Revivendo o Vestir”, projeto do Centro Universitário UNA. As peças expostas são trajes de inspiração oitocentista feitos com o objetivo de criar um acervo de roupas de época para os cursos de Moda e Cinema. A análise da modelagem histórica tem como intuito investigar as relações entre roupa, corpo, vestuário e sociedade. A entrada é gratuita.

O projeto “Revivendo o Vestir” foi criado pelas professoras Mariana Christina Tavares Rodrigues e Renata Canabrava, auxiliadas pelos discentes Caroline Torres, Lucas Santi, Luciana Machado e Poliana Versi, com o objetivo de reduzir o pouco acesso a informações relacionadas ao vestuário de época, reconstituindo peças históricas para pesquisa. O projeto, que teve desdobramentos na disciplina "Trabalho Interdisciplinar", permitiu aos interessados conhecer de perto técnicas antigas de modelagem e de costura, bem como, variações dos modelos. Os interessados puderam, ainda, avaliar as relações entre o corpo e a roupa.

Para a reconstituição das peças, a investigação envolveu a análise histórica dos trajes e costumes de meados do século XIX apresentados no livro de Janet Arnold, “Patterns of Fashion 2”, de 1977. Partiu-se da análise da modelagem e de imagens de um dos vestidos reconstituídos examinado no London Museum pela coordenadora do projeto, professora Mariana Christina Tavares Rodrigues. A visita permitiu acesso à peça originalmente usada em 1864, aos detalhes da confecção e dos acabamentos.

Durante os encontros do grupo de pesquisa, foram analisadas técnicas originais de confecção e possibilidades de adequação aos tecidos contemporâneos. Discussões acerca da ergonomia do vestuário e os olhares que a moda lança sobre seu passado também foram frequentes. O entendimento dos artifícios utilizados no passado na confecção do vestuário possibilita ao designer moderno aplicar esse conhecimento ao mercado contemporâneo da moda, inovando em formas, em tecidos e em adornos.

Mostra Revivendo o Vestir

Até 21 de abril / terça a sexta, das 9h às 21h / sábados e domingos das 10h às 14h

Museu da Moda de Belo Horizonte

Rua da Bahia, 1.149, Centro

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277-9248

cleardot.gif


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria