Belo Horizonte, 23/06/2021

Pelas cordas do coração: Lucas Ladeia comemora 15 anos de cavaquinho

por redacao | publicado em quinta, 10 de junho de 2021



Foto: o instrumentista Lucas Ladeia/ Xande Pires

O jovem instrumentista mineiro Lucas Ladeia se prepara para celebrar um marco especial este mês: seus 15 anos de carreira e uma série de projetos inéditos a serem lançados em comemoração à ocasião. Mestre em música pela UNIRIO, o compositor que coleciona três dezenas de peças criadas através de um instrumento de pouco mais de 60cm, o cavaquinho, apresenta o esperado lançamento “Cavaquinho Solista” e comemora seu “Cavaquinho em Todos os Tons”.

Realizados com o auxílio da Lei Aldir Blanc, o primeiro projeto marca uma profunda pesquisa para composição tendo na prática do cavaquinho sozinho, sem nenhum outro instrumento acompanhando, sua principal característica. Já o segundo, por sua vez, trata-se da gravação de uma série de 24 peças compostas pelo músico, que convidou os colegas Abel Borges, André Milagres, Lucas Telles e Luísa Mitre para participarem deste que será seu primeiro disco solo.

Em processo de divulgação de seu “Cavaquinho Solista”, pela primeira vez Lucas realizou uma pesquisa pra compor de forma mais consciente e pensada, culminando em quatro produções autorais em diferentes texturas musicais – melodia acompanhada, contraponto a duas vozes, “chord melody” e monodia. Abordando a prática da música embalada sem nenhum outro instrumento acompanhando, o projeto já está disponível com estas composições no canal de Lucas no Youtube (www.youtube.com/lucasladeia), e conta com uma videoaula sobre os desafios e processos de composição lançada na última semana. Já com “Cavaquinho em Todos os Tons”, Lucas dá sequência a um projeto de composição diária iniciado há pouco mais de três anos e marca seu primeiro disco solo.

Como ousou Bach, o alemão consagrado como um dos maiores compositores que o mundo viu, e seus 24 prelúdios e fugas para o cravo bem temperado, Lucas criou sua própria série de também 24 composições para o cavaquinho, cada uma, como nas peças do inesquecível compositor, baseada em uma tonalidade diferente. O projeto, que conta com a participação dos colegas Abel Borges, André Milagres, Lucas Telles e Luísa Mitre, foi gravado entre fevereiro e maio deste ano e suas peças, publicadas, podem ser acompanhadas no canal do artista no Youtube contando, ainda, em sua divulgação, com quatro videoaulas sobre músicas do repertório e um minidocumentário que serão disponibilizados digitalmente até o fim de junho. “Cavaquinho em Todos os Tons” levou o artista ao mestrado em música, no qual produziu um livro didático baseado nas peças da série.


Comentários