Belo Horizonte, 15/06/2019

Projeto FARTURA lança novo site, websérie e o 5° volume do livro “Fartura – Expedição Brasil Gastronômico”

por Redação | publicado em terça, 21 de maio de 2019



A gastronomia é um patrimônio cultural e uma grande riqueza do Brasil. O projeto Fartura – Comidas do Brasil reconhece esse potencial e tornou-se uma plataforma completa com o objetivo de mapear a cadeia gastronômica, integrar todos os elos e compartilhar esse conhecimento com o público. No dia 6 de junho, o projeto lança seu novo site (farturabrasil.com.br) a websérie “Fartura - É do Brasil” e o 5° volume do livroFartura – Expedição Brasil Gastronômico”, de autoria de Rusty Marcellini e Rodrigo Ferraz, a partir das 19h, no Bar Albanos Lourdes.

SOBRE O SITE

Com design moderno e navegabilidade intuitiva, o novo portal (farturabrasil.com.br) é uma grande referência aos interessados na gastronomia. Ao navegar, o público conhece a história do Fartura, assiste os premiados vídeos e tem a possibilidade de comprar os livros da Expedição Fartura – que já passou por todos os estados e Distrito Federal. Além de acompanhar as datas e programação dos Festivais Fartura, que em 2019 já passaram por Belém e Brasília e ainda vão acontecer em São Paulo (agosto), Tiradentes (agosto), Belo Horizonte (setembro), Porto Alegre (outubro), Fortaleza (novembro) e Lisboa (novembro).

Para quem aprecia a culinária, receitas legítimas levantadas direto na fonte, vídeos e matérias (em texto e áudio) de personagens encontrados em todo o país. Para quem cozinha, os segredos e truques para cada prato, conteúdos de especialistas e um mapeamento de todos os chefs parceiros. Para quem produz, o site reúne um banco de dados de pequenos e grandes produtores de todo o Brasil. E paraquem investe em experiência, memória afetiva, na conexão de territórios e cultura, o site do projeto Fartura – Comidas do Brasil também é um importante canal.

WEBSÉRIE “FARTURA - É DO BRASIL”

Com o lançamento do novo site, também estreia no canal do Youtube (http://www.youtube.com/c/FarturaBrasil) a websérie “Fartura – É do Brasil”. A primeira temporada tem sete episódios gravados em diferentes cidades brasileiras. Na série, um chef local apresenta a um convidado de outra região a culinária e cultura de sua cidade. O primeiro episódio acontece em Belém, protagonizado pelo anfitrião Paulo Anijar e pelo mineiro Caetano Sobrinho. A dupla percorre o tradicional mercado Ver-o-Peso, mostrando a diversidade de peixes e temperos do Pará, conhece as histórias das boieiras e outros personagens e, é claro, prepara e degusta pratos regionais.

SOBRE O LIVRO “FARTURA – EXPEDIÇÃO BRASIL GASTRONÔMICO – VOL. 5”

A publicação, assinada pelo então curador gastronômico do projeto Rusty Marcellini e pelo diretor Rodrigo Ferraz, é fruto da Expedição Fartura, que já viajou mais de 75 mil km em todo o território nacional pesquisando a gastronomia. O 5° volume é o último da coleção, que fecha o Brasil, contemplando os estados Paraíba, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.

O livro traz histórias de personagens e tradições das culinárias locais de cada estado visitado, além de belíssimas fotografias e, é claro, receitas. “Algo que me impressionou nas regiões fronteiriças foi o quanto as culturas de outros países influenciam na gastronomia. Em Corumbá, por exemplo, encontramos elementos do Paraguai, enquanto em Rondônia, a cultura boliviana está bem presente. Outra coisa que marcou foi a importância do bode no interior da Paraíba e como eles sobrevivem à seca, além do impacto social que sentimos ao sair do Norte para o Sul, quando fomos para Santa Catarina, que é um dos estados mais ricos do Brasil”, conta Rusty Marcellini.

As expedições continuam, agora sob curadoria da jornalista e crítica gastronômica Luiza Fecarotta, neste segundo momento se aprofundando em cada localidade que percorre.

“Com esse 5° livro fechamos um ciclo no Fartura, pois mapeamos todo o Brasil. E a leitura deste trabalho é uma oportunidade de conhecer o Brasil de verdade. Temos que enaltecer as coisas boas do nosso país, a gastronomia é uma delas e essa coleção mostra isso muito bem”, complementa Rodrigo Ferraz.

Os 5 volumes da coleção “Fartura – Expedição Gastronômica” estão à venda nas principais livrarias e pelo site farturabrasil.com.br

SERVIÇO:

Lançamento do site, websérie e do livro “Fartura – Expedição Brasil Gastronômico – vol. 5

Data/horário: 6 de junho, às 19h

Local: Bar Albanos Lourdes (Rua Rio de Janeiro, 2076)

Entrada gratuita

FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

O projeto Fartura - a maior plataforma de gastronomia do Brasil – faz um trabalho de mapear a cadeia produtiva gastronômica, criar conexões entre os integrantes dela e disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência.

As Expedições Fartura são viagens que já percorreram 75 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 250 cidades visitadas e cerca de 600 fontes entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizados no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados.

A celebração do projeto são os Festivais Fartura, onde há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Nos eventos – que já acontecem em Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa – é possível adquirir conhecimento, aprender receitas, conhecer histórias, comprar produtos e, claro, experimentar os pratos dos mais renomados chefs de todo o país. Até 2018, os festivais serviram 285 mil pratos, realizaram 2.700 atividades gastronômicas e 1.130 culturais; foram 4.700 profissionais de gastronomia envolvidos para servirem um público de mais de 770 mil pessoas.

Entre outros prêmios, o Fartura – Comidas do Brasil recebeu o second runner-up em Inovação em Turismo, da United Nation World Tourism Organization.

farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil

instagram.com\farturabrasil

http://www.youtube.com/c/FarturaBrasil


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria
Card image cap
Rede internacional de sorvetes Cold Stone Creamery inaugura loja em BH

Ler matéria