Belo Horizonte, 19/09/2021

Senac apresenta programação diversificada no Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes

por redacao | publicado em segunda, 13 de setembro de 2021



Foto: Ronie Peterson e Vani Pedrosa/ Natalia Jael

Evento marcará comemoração dos cinco anos do Programa Primórdios da Cozinha Mineira na instituição

Em sua 24ª edição, o Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes pode, mais uma vez, contar com a participação do Senac em sua programação, realizada neste ano de forma híbrida, de 18 a 26 de setembro. Parceiro desde a primeira edição do maior evento gastronômico de Minas, o Senac vai realizar gratuitamente oficinas, workshops, apresentará dicas e receitas dos chefs renomados da instituição. A programação on-line poderá ser conferida no Youtube do Fartura .

Este ano, a novidade fica por conta da programação que acontece durante a semana na unidade do Senac, que visa atender, principalmente, os empreendedores locais. Seguindo todos os protocolos sanitários necessários, os chefes executivos da instituição vão realizar três workshops gratuitos e presenciais com os seguintes temas: “O barro e a gastronomia – suas ligações históricas” (dia 21/09, às 10h), ministrado por Mauro César de Paula, “Biodiversidade na gastronomia - Tiradentes recebe Diamantina” (dia 22/09, às 10h), sob a condução de Luciano Avellar, e “A importância dos utensílios artesanais na gastronomia” (dia 22/09, às 13h), conduzido Ronie Peterson.

“O Festival é uma oportunidade de conversarmos sobre um assunto tão importante como a alimentação das pessoas, como isso tem um valor cultural e como podemos gerar novos e bons significados para nosso sistema alimentar, e valorizar toda uma cadeia, comenta Luciano Avellar.

Muita história pra contar

Com o objetivo de resgatar e dar novos usos a hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros colonizadores de Minas Gerais, o Senac abraçou, há cinco anos, a pesquisa Primórdios da Cozinha Mineira e a transformou em um programa educacional, com foco no desenvolvimento regional. A iniciativa não só desvenda a cultura gastronômica do estadocomo, também, gera renda e valor à cadeia produtiva, por meio da qualificação dos envolvidos e, consequentemente, a valorização e a potencialização dos produtos e serviços para o mercado. 

Pensando nisso e na semelhança dos objetivos das ações, o Senac escolheu o Festival Cultura & Gastronomia de Tiradentes para celebrar os cinco anos de atuação do Primórdios na instituição. Vani Pedrosa, Especialista Educacional do Senac e responsável pelo programa, fala sobre o sentimento de comemorar essa data neste evento tão importante e tradicional: “o Festival é uma ação que conseguiu reunir a grandeza da gastronomia mineira. Desde o início escolheu um território histórico como Tiradentes e conseguiu dar uma visibilidade para a culinária do estado. O Senac é parte estruturante deste Festival, um aglutinador dos saberes da cozinha de Minas Gerais, então celebrar este marco nesta ocasião é muito especial”, finaliza.

Com início em 2016, o Programa ganhou outras regiões e já desenvolveu projetos entre as Serras da Piedade e o Caraça, que abrange as cidades mineiras de Santa Bárbara, Caeté, Catas Altas e Barão de Cocais; Maria da Fé, no Sul de Minas, em um trabalho de valorização do azeite produzido na região; nas Serras Alterosas da Mantiqueira, em Barbacena e, no fim de 2020, o programa chegou a  Diamantina e, desde então, atua abordando a cultura gastronômica de cinco distritos da cidade

Durante o processo, a equipe de pesquisadores do Senac atua com o objetivo de resgatar a história alimentar de origem, seus modos de fazer os pratos e usar ingredientes tradicionais, envolvendo toda a cadeia produtiva, por meio da qualificação, para fomentar o desenvolvimento das comunidades.

Para se atingir o objetivo principal da proposta, além dos pesquisadores, há a participação de chefes de cozinha; professores e alunos de gastronomia e das áreas de gestão e da qualidade do produto; além de outros apoiadores técnicos que exercem funções diferenciadas.

Oportunidade para alunos

De acordo com Adriano Vilhena, professor da Faculdade de Gastronomia do Senac em BH, neste ano a proposta do Senac foi levar ações mais objetivas e instigantes para a programação. “Vamos promover workshops com foco no resgate cultural gastronômico de Minas, apresentar dicas dos nossos chefs e contar com o apoio de 10 de nossos alunos do curso de Gastronomia, que vão auxiliar na preparação dos pratos e ter a oportunidade vivenciar um evento com o porte do Festival. Somos parceiros há muito tempo e continuamos com o foco de levar a educação no eixo da gastronomia de uma forma muito objetiva”, finaliza.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SENAC NO FESTIVAL:

Dicas dos chefs

Durante o evento, ficarão disponíveis no Youtube do Fartura dicas dos chefs Luciano Avellar e Mauro Cesar de Paula. Tratam-se de vídeos curtos com orientações para facilitar o dia a dia na cozinha, conforme abaixo:

·Os cactos e suas variedades - riqueza das hortas mineiras – Chef Luciano Avellar

·Como usar corretamente o papel alumínio dentro da cozinha – Chef Mauro Cesar de Paula

·Como utilizar a panela de pressão como maior eficácia – Chef Luciano Avellar

Receita do chef |Transmissão por meio do Youtube do Fartura

Dia 19/09, às 13h: Língua com Quiabo da Lapa – Técnicas e sabores de quintal por Luciano Avelar – Chef de Cozinha Executivo do Senac.

Empreendedorismo Gastronômico| Transmissão por meio do Youtube do Fartura

Dia 18/09, às 10h: Dos Primórdios da Cozinha Mineira para o Futuro – low carb e dietas especiais

Convidada: Vanilda Maria Fonseca Santos – Proprietária da Sano Pane

Mediador: Luciano Avellar – Chef de Cozinha Executivo do Senac

Dia 24/09, às 17h: Bolos Artísticos – Desafios do sabor regional

Convidada: Djenane de Souza Guimarães – Proprietária da Sonho em Sabor

Mediadora: Vani Maria Fonseca Pedrosa - Especialista Educacional do Senac

Oficinas |Transmissão por meio do Youtube do Fartura

Dia 18/09, às 15h: A memória gustativa como ingrediente

Condução: Carolina Figueira da Costa e Marcus Monteiro - Professores da Faculdade Senac BH.

Dia 18/09, às 16h: Bolinho de porco com pão de queijo

Condução: Adriano Vilhena e Renato Lobato - Professores da Faculdade Senac BH.

Dia 19/09, às 11h30: Feijão de capitão

Condução: Adriano Vilhena - Professor da Faculdade Senac .

Dia 19/09, às 15h: Cobu, tradição e possibilidades BH

Condução: Renato Lobato - Professor da Faculdade Senac BH.

Dia 23/09, às 9h: A simplicidade do artesanal

Condução: Flavio Gomes, Laudinei Tadeu do Carmo e Roberto Gonçalves - docentes do Senac de Barbacena.

Dia 23/09, às 10h: Cozinha Afetiva - A gastronomia como ferramenta de reaproximação

Condução: Bruno de Oliveira Déde e Guilherme Ferreira - Docentes do Senac de Barbacena

Dia 23/09, às 14h: A simplicidade com requinte

Condução: Flavio Gomes, Laudinei Tadeu do Carmo e Roberto Gonçalves - Docentes do Senac de Barbacena

Dia 23/09, às 17h: Apresentação de pratos em eventos online

Condução: Mauro César de Paula – Chef de Cozinha Executivo do Senac.

Workshops presenciais: dias 22 e 23 - Senac em Tiradentes (rua São Francisco de Paula, 164 – Cascalho) e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pela Sympla. Haverá limite máximo de nove participantes por cada encontro.

Festim Restaurante Pacco e Bacco

Dia 25/09, às 20h: participação de Ronie Peterson - Chef Executivo do Senac; Gustavo Bacarinni - Pacco e Bacco e Kátia Barbosa - Rio de Janeiro. Pago


Comentários