Belo Horizonte, 01/12/2020

Tecnologia em prol da saúde: You Saúde, operadora de convênios médicos, atua 100% on-line

por Redação | publicado em segunda, 09 de novembro de 2020



Lucas Vilela, administrador e gestor comercial da You Saúde

Cada vez mais, a tecnologia vem se mostrando indispensável para o dia a dia das pessoas. Atualmente, o Brasil abriga cerca de 800 fintechs, e esse número, com certeza, se tornará ainda maior nos próximos anos. Um dos fatores que possibilitam o avanço deste tipo de empreendimento em nosso país é o crescimento constante do número de empresas interessadas em investir em novidades tecnológicas voltadas ao setor financeiro. Outro aspecto que foi determinante para a construção deste cenário é a notável redução dos custos para a criação e lançamento de produtos, ferramentas e iniciativas de base inovadora.

A capacidade destas empresas em entregar resultados totalmente alinhados as necessidades e objetivos de cada cliente é o que faz com que o investimento nas mesmas ganhe destaque ao longo dos anos. Para alcançar este nível de eficiência em suas atividades e processos, empreendimentos da área da saúde também estão apostando intensamente em recursos tecnológicos. A prova disso é o surgimento e expansão das healthtechs – instituições focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras que facilitem a dinâmica e andamento dos serviços e atendimentos de saúde.

Um dos exemplos mais recentes deste modelo empresarial em Minas Gerais é a You Saúde, operadora de planos de saúde projetada para operar de forma 100% on-line. Empenhada em oferecer assistência ágil e eficaz, a empresa também permite que a contratação de seus planos ocorra de maneira remota por meio de seu site e aplicativo. Assim como ela, outras healthtechs têm ganhado espaço no mercado e contribuído para o aprimoramento dos serviços de saúde.

Além de promover melhorias na gestão de processos, definição de diagnósticos e acompanhamento de pacientes, as healthtechs também são responsáveis pela popularização de conceitos e práticas que modernizam e ampliam o acesso ao atendimento e serviços de saúde, como por exemplo, a telemedicina, o medtech, a logística de medicamentos, e entre outros. As tecnologias utilizadas por estas empresas também têm permitido que vários pacientes descubram a evolução de doenças graves em seus estágios iniciais, o que acaba aumentando as chances de cura. Isso só foi possível, graças ao surgimento de inovações que possibilitaram a realização de exames menos invasivos e com agilidade na entrega de seus resultados.

Pioneiras, as healthtechs estão presentes em diferentes plataformas e modelos de negócios. Para os usuários, isso representa maior conforto e interação com os médicos por meio do acompanhamento on-line - um grande passo rumo a um tratamento mais humanizado. Para as empresas, o uso da tecnologia é importante para equilibrar os custos médicos do setor privado.

Uma importante mudança trazida pelas healthtechs é o uso de plataformas digitais como um espaço de comunicação entre médicos e pacientes ou mesmo entre clientes e atendentes de planos de saúde. Por meio destas ferramentas, as pessoas podem esclarecer dúvidas relacionadas a sintomas ou sinais de possíveis doenças e também podem receber orientações quanto ao momento certo de se procurar pelo atendimento médico presencial. Isso evita o acionamento desnecessário do sistema de saúde e ainda propicia a economia de gastos.

Com isso, pode-se concluir que a era digital nos proporciona maior segurança, conforto, tempo e qualidade de vida. Hoje, mesmo à distância, as pessoas podem interagir com os seus familiares, amigos, prestadores de serviços, e até mesmo, com os seus médicos. O resultado desse novo contexto para a área da saúde é a adoção de atendimentos cada vez mais pessoais, humanizados e satisfatórios para os pacientes. Além disso, é importante ressaltar que ainda que a tecnologia esteja evoluindo, o papel do médico continua sendo fundamental.


Comentários