Belo Horizonte, 13/11/2019

Últimos dias para curtir a Semana da Gastronomia Mineira 2019

por Redação | publicado em segunda, 29 de julho de 2019



A Semana da Gastronomia Mineira, edição 2019, está com uma intensa e saborosa programação, com ações diversas até o dia 31 de julho de 2019. Muitas atividades ocuparam todo o mês de julho e ainda é possível aproveitar a gastronomia temática, com pratos exclusivos dos restaurantes Patorroco, Jockey Bar & café, Roça Grande, Tip Top e Xapuri (todos em Belo Horizonte) e também no Roça Grande (Moema), Rancho do Peixe (Brumadinho), Sebastião Gourmet (Sabará) e Jacubar (Congonhas). E para fechar as comemorações, será realizada a Cozinha Show Experiência de Frio no Quintal do Paladino, a partir das 20h, no dia 31 de julho.

A cozinha mineira encanta não somente por ser a mais característica do Brasil, mas, sobretudo porque é feita de pratos ricos em sabor e cheios de cultura, histórias e costumes próprios. Investir em gastronomia, em seu estudo e aprimoramento é uma vocação natural dos mineiros, dos chefs mineiros, que sempre buscam o retorno às origens para seus pratos. O objetivo do evento é valorizar e resgatar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade.

Neste contexto, Belo Horizonte é reconhecida por ser a capital dos bares e por sua excelente gastronomia e se tornou candidata à Rede das Cidades Criativas da UNESCO pela Gastronomia (com grandes chances de conquistar esse título). A capital mineira reflete a cultura e os saberes de seu povo, esbanja criatividade e talento gastronômico, valoriza os ingredientes regionais e promove a cultura alimentar como alavanca de desenvolvimento local e como política pública municipal.

A Semana da Gastronomia Mineira é uma realização do Instituto Eduardo Frieiro e a Frente da Gastronomia Mineira, patrocinada pela Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte, Gasmig (Lei de Incentivo à Cultura/Governo do Estado), com apoio das Faculdades Una, Promove, Estácio e Senac, Ormiloc, Mercado Central, Assembleia Legislativa, Mineiraria, Codemge, Emater e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Segundo o representante do instituto Eduardo Frieiro e curador do evento, Chef Edson Puiati, a Semana da Gastronomia Mineira é de suma importância para valorização do setor no estado e no país e o Prêmio Eduardo Frieiro funciona como um Oscar da cozinha mineira. “A cada ano, garimpamos e buscamos pessoas de todas as cidades mineiras que, de alguma forma, fazem um trabalho excepcional e trabalham ténicas e formas inovadoras de lidar com nossos ingredientes. Alguns até levam para além das fronteiras nacionais seus trabalhos e divulgam nossa gastronomia em outras partes do globo”, destaca.

Últimos dias da Semana da Gastronomia Mineira – 2019

Até 31 de julho

Restaurantes – Gastronomia Temática

Tema: Tradição e Pluralidade

Belo Horizonte

1. Bar Patorroco

2. Jockey Bar & Café

3. Roça Grande

4. Tip Top – 90 anos

5. Xapuri

Interior

1. Moema: Roça Grande

2. Brumadinho: Rancho do Peixe

3. Sabará: Sebastião Gourmet

4. Congonhas: Jacubar

31 de julho – Cozinha show Experiência de Frio no Quintal do Paladino

Encerramento das comemorações da Semana da Gastronomia Mineira.

Local: Restaurante Paladino

Horário: 20 horas

Inscrições: Espaço Ampliar: 31 3224-4949

Foto: Nélio Rodrigues


Comentários