Belo Horizonte, 20/07/2019

FESTIM, Festival dedicado ao Teatro de Bonecos em Miniatura chega em BH

por Redação | publicado em terça, 25 de setembro de 2018



Belo Horizonte recebe entre 25 e 30 de setembro, a 7a edição do FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura, produzido pelo Grupo Girino. Serão apresentados ao todo 22 espetáculos nacionais e internacionais, que utilizam bonecos, objetos e teatro de sombras em pequenos formatos. A programação é gratuita e inclui agendamento com escolas, espetáculos, roda de conversa e lançamento da sétima edição da Revista Anima.

O FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura é um evento dedicado aos espetáculos de Teatro Lambe Lambe e também à pesquisa e experimentação do Teatro de Bonecos em Miniatura. O Festival é uma realização do Grupo Girino e já contou com edições nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e São Paulo, contabilizando a circulação de mais de 130 espetáculos do país e do exterior.

A programação poderá ser conferida em diversos espaços da capital mineira como o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, Parque das Mangabeiras, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, HUB Rainha da Sucata e Sesc Palladium.

Nesta edição, o Festival apresenta a estreia do espetáculo infantil “As Aventuras de Matias” do Grupo Girino, que em 2018 comemora 12 anos de trajetória. A partir de uma narrativa musical, o espetáculo aborda o universo criativo da infância nos momentos de tomar banho. As apresentações acontecem no Sesc Palladium nos dias 25 e 26 de setembro

Destaque para a publicação da Revista Anima, que também chega à sua sétima edição em 2018. A Revista inclui ainda o lançamento do III Mapeamento de Teatro em Miniatura da América Latina, que catalogou mais de 200 espetáculos de 15 países. A Revista Anima é distribuída de forma gratuita e todas as edições estão disponíveis na versão online no site do festival ( www.festim.art.br/anima ). O lançamento será seguido de uma roda de conversa no dia 29 de setembro, aberta ao público, sobre as possibilidades contemporâneas do Teatro em Miniatura.

Uma das novidades desta edição é a inclusão de sessões destinadas especialmente ao público adulto. A programação apresenta a trilogia da companhia argentina El Jardin que propõe uma leitura erótica da pintura O Jardim das Delícias, obra de Hieronymus Bosh. As apresentações acontecem no dia 28 de setembro na Casa do Jornalista, também na programação na Mostra de Arte Erótica.

O FESTIM tem apoio do Sesc Palladium, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, HUB Rainha da Sucata e Fundação de Parques de Belo Horizonte.

// NOTA

VII FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura é uma realização do Grupo Girino e apresenta nessa edição 22 espetáculos nacionais e internacionais que utilizam bonecos, objetos e silhuetas de sombras em pequenos formatos. A programação conta também com agendamento escolar, roda de conversa e lançamento da sétima edição da Revista Anima. O Festival acontece de 25 a 30 de setembro em Belo Horizonte com atividades gratuitas. Mais informações: www.festim.art.br


Comentários

Mais lidas

Card image cap
Por que fazemos o que fazemos?

Ler matéria
Card image cap
Projeto Cidade do gás

Ler matéria
Card image cap
1ª corrida contra o câncer beneficia ONG que doa perucas para pacientes oncológicos

Ler matéria
Card image cap
A cultura de um povo

Ler matéria
Card image cap
Uma goleada do Vila da Copa

Ler matéria